ADD

Inicia prazo para avaliação das disciplinas

Estudantes da FURG podem avaliar professores das disciplinas semestrais até 12/09

Desde o início de 2020 a vida universitária está muito diferente, mas estudantes e professores seguem se encontrando em espaços digitais para a troca de conhecimentos e saberes que faz a universidade acontecer. Agora, todos os estudantes da FURG estão convidados a avaliar seus professores e professoras, com o retorno da Avaliação Docente pelo Discente (ADD). A avaliação inicia nesta terça, 24, e pode ser respondida até 12 de setembro.

Durante o ano letivo de 2020, a ADD, que existe há mais de duas décadas na FURG, não foi realizada devido à novidade do ensino não presencial no cenário da pandemia, ms estudantes e também docentes participaram de uma avaliação do ensino remoto. Agora, no ano letivo 2021, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) organizou o retorno da ADD. O objetivo é que estudantes possam contribuir com suas avaliações de forma específica sobre cada docente. Esse processo “contribui com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, explica o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery, que conta que a CPA fez readequadões das questões da avaliação para esse momento específico da educação.

Como avaliar

Para participar, basta acessar o Sistemas FURG. No menu vertical, à esquerda, há a opção Avaliação dos Docentes. Ali, está disponível o formulário de avaliação para cada disciplina cursada no semestre. O questionário é composto por questões objetivas e há um campo para sugestões e comentários, de preenchimento opcional. A avaliação está disponível apenas para as disciplinas semestrais em andamento. 

O que acontece depois

“As respostas dos estudantes, após o término do período letivo, são repassadas aos próprios professores, às coordenações de curso e às direções de Unidades Acadêmicas. De posse desses resultados os professores podem rever a necessidade ou não de reestruturar as suas atividades de ensino”, pontua Nery.

O diretor de Avaliação Instituicional também destaca que é a partir da ADD que as coordenações de curso e direções das Unidades Acadêmicas conseguem identificar necessidades de capacitações em aspectos a melhorar apontados pelos estudantes. Esse processo envolve outros setores da universidade, como a Diretoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Todas as informações preenchidas são anônimas e o resultado da avaliação será divulgado após o fim do ano letivo.