Exames

HU-Furg retoma realização de colonoscopia e endoscopia

A medida foi tomada devido à estabilidade nos estoques de analgésicos e sedativos

A partir do dia 21 de julho, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), voltou a realizar exames de colonoscopia e de endoscopia para os pacientes ambulatoriais. Desde 02 de abril de 2021, os exames passaram a ser realizados apenas para casos de urgência e emergência (pacientes internados), pois houve a redução nos estoques de medicamentos anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Esses medicamentos tiveram aumento na demanda, devido à escassez no mercado e ao grande número de pacientes intubados e em ventilação mecânica acometidos pela covid-19, sendo prioridade o atendimento desses casos.   
Conforme o gerente de Atenção à Saúde, Fábio Lopes, "com a redução de cerca de 60% nos casos de pessoas intubadas devido à covid-19 e com o recebimento e a compra de medicamentos do kit intubação, foi possível a estabilização do estoque de medicamentos, garantindo uma margem de segurança para o atendimento dos pacientes covid-19 e para a retomada de outros procedimentos, dentre eles a colonoscopia e a endoscopia". 

Cabe ressaltar que os pacientes ambulatoriais estão sendo contatados por profissionais do HU-Furg para realizar novo agendamento e com as orientações para a realização de cada exame. A colonoscopia e a endoscopia são exames utilizados para avaliar órgãos do sistema digestivo com o propósito de diagnosticar doenças como refluxo, gastrite e câncer.

Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.