DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

HU-FURG realiza segunda captação de órgãos da UTI Pediátrica

Profissionais da OPO 5 e Cidott atuaram em conjunto para viabilizar a captação

Foto: Divulgação

No final de semana, 10 e 11 de agosto, foi realizada a segunda captação de órgãos de paciente internado na UTI Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os profissionais da UTI Pediátrica identificaram a morte encefálica da criança e comunicaram à Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), que efetuou os encaminhamentos junto à família. Com a autorização dos familiares, a equipe de captação da Central de Transplantes de Porto Alegre foi mobilizada, assim os profissionais: dois médicos e dois enfermeiros vieram a Rio Grande e realizaram a cirurgia de retirada dos órgãos, na madrugada do domingo, 11. Foram captados os dois rins e as duas córneas.


A segunda captação da UTI Pediátrica, desde sua abertura em 2017, e a primeira do ano de 2019, foi realizada por intermédio da atuação em conjunto da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5), em funcionamento no Hospital Santa Casa de Caridade de Rio Grande, e da Cihdott do HU-FURG. A Comissão Intra-hospitalar do HU-FURG, atua no acompanhamento do processo de diagnóstico de morte encefálica e na entrevista com a família do paciente, objetivando sensibilizar para a doação. O contato da Cihdott do HU-Furg é pelo e-mail: cihdotthu@furg.br.
É importante ressaltar que a doação de órgãos e tecidos é anônima e efetivada somente com a autorização da família do potencial doador. Os órgãos doados são destinados às pessoas que necessitam de um transplante e aguardam em lista única de espera, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Podem ser doados diversos órgãos e tecidos, tais como: coração, fígado, pulmões, rins, córneas e pele.

Sobre a UTI Pediátrica
A UTI Pediátrica, inaugurada em 2017 e com 10 leitos em funcionamento desde junho deste ano, está situada em uma área de 221,70 metros quadrados. A equipe multidisciplinar é composta por médicos e enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na Unidade. No primeiro semestre de 2019, de janeiro a junho, foram atendidas 27 crianças maiores de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A taxa de ocupação foi de 69%, sendo o tempo médio de internação de 22,87 dias.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HU-FURG faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.