EMPREENDEDORISMO

HU-Furg promoveu Café com Inovação

Evento abordou inovação na área da Saúde

Foto: Divulgação HU-FURG/Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, na tarde do dia 08 de agosto, o primeiro Café com Inovação. O evento reuniu entidades, investidores e empresários de startups, visando a troca de ideias, integração e construção de soluções integradas para os desafios na área da Saúde. O evento contou com a organização da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG, através do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica.


Abrindo o encontro, a superintendente do HU-FURG, Sandra Brandão, apresentou a infraestrutura, o contexto onde está inserido, o funcionamento e os dados de atendimentos do Hospital. Além disso, os participantes receberam informações sobre desafios e processos que podem ser melhorados na apresentação do gerente administrativo do HU-FURG, Tomás Dalcin. Encerrando as apresentações do Hospital, a gerente de Ensino e Pesquisa, Marilice Magroski, abordou sobre os serviços oferecidos por sua gerência. Durante o evento, a diretora de Inovação Tecnológica da FURG, Danúbia Espíndola, falou sobre a área de Inovação Tecnológica da FURG e as ferramentas que estão à disposição para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos no HU. Logo após, o professor do curso de Administração da FURG, Samuel Bonato, apresentou o projeto "Inovação Estratégica na Saúde: Iniciativas para Alavancar o Desempenho na Gestão Hospitalar", que está sendo desenvolvido através da parceria entre a Universidade e o Hospital. Por último, o diretor do Parque Científico e Tecnológico – Oceantec, Artur Gibbon, explanou sobre a estrutura do parque e as possibilidades de parcerias. Encerrando o evento, foi realizado um café, onde os participantes trocaram ideias sobre inovação na área da saúde.
De acordo com o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-FURG, Luís Fernando Guerreiro, o objetivo do encontro é estreitar os vínculos entre universidade, setor público e instituições privadas para a geração de soluções de inovação na área da saúde. "Iremos realizar outras edições do Café com Inovação, onde construiremos junto com as entidades e empresas soluções na área de gestão e infraestrutura do Hospital, qualificando e otimizando o atendimento aos nossos usuários", concluiu Luís.
Na ocasião, estiveram presentes a diretoria e coordenação da área de inovação tecnologia da FURG, Faculdade de Medicina (FaMed), Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre), Gerência Regional Sul do Sebrae e startups.

Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o HU-FURG faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

 

Galería

Divulgação HU-FURG/Ebserh