ATENDIMENTO EXTRA-HOSPITALAR

HU-Furg e Prefeitura do Rio Grande formalizam parceria para Serviço de Atenção Domiciliar

Projeto-piloto iniciado em julho contribui para a organização da atenção domiciliar no município

Foto: Endrio Chaves

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), integrante da HU Brasil, e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Saúde (SMS), formalizaram nesta quinta-feira (10/9) parceria para a organização do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no município. A iniciativa dá continuidade ao projeto-piloto desenvolvido pelo HU-Furg e prevê a ampliação gradual da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reitora da Furg, Suzane Gonçalves, destacou a atuação do HU-Furg na assistência à população e na formação de profissionais de saúde. Segundo ela, “o Hospital Universitário cumpre um papel muito importante, não só do ponto de vista da formação de profissionais, mas também como um ponto de assistência do nosso Sistema Único de Saúde”.

O projeto-piloto iniciou em 2 de julho com o objetivo de acompanhar pacientes que apresentam condições clínicas para deixar o ambiente hospitalar, mas ainda necessitam de cuidados após a alta. Para a inclusão no Serviço, são consideradas as condições clínicas e funcionais do paciente, as características do domicílio e a existência de cuidador ou rede de apoio.

Nesta etapa, o acompanhamento é realizado por uma equipe de referência composta por médico, enfermeiro e técnico em Enfermagem, com participação de outros profissionais conforme as necessidades identificadas em cada caso. Entre os cuidados oferecidos estão visitas domiciliares, avaliação clínica, administração de terapias prescritas, realização de curativos e orientações a pacientes e cuidadores.

A experiência também possibilita avaliar os fluxos assistenciais e os processos de trabalho necessários para a continuidade do cuidado fora do ambiente hospitalar. Para o superintendente do HU-Furg, Fábio Lopes, o SAD pode contribuir para reduzir o tempo de permanência hospitalar e ampliar o acesso aos leitos. “É uma forma de reduzir o tempo de permanência, dando espaço para que mais pessoas acessem o hospital, e levar ao domicílio uma assistência de qualidade”, enfatizou.

Articulação entre os serviços

A parceria entre o HU-Furg e a SMS prevê a articulação da atenção domiciliar com os demais pontos da Rede de Atenção à Saúde. A organização dos fluxos considera a continuidade do cuidado após a alta hospitalar e a definição das responsabilidades dos serviços envolvidos no acompanhamento dos pacientes.

Para a secretária de Município da Saúde, Juliana Santorum, a iniciativa contribui para organizar o atendimento entre os diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. “Precisávamos desse novo serviço para ter essa dinâmica e um aproveitamento melhor tanto da Unidade de Pronto Atendimento quanto do Hospital Universitário”, pontuou.

A coordenadora do SAD e chefe da Unidade Multiprofissional do HU-Furg, Graziana Nunes, relembrou a origem do projeto: “Quando o cuidado hospitalar já não é o melhor lugar para ele, mas ele ainda precisa de nós? Foi justamente nesse espaço, entre o hospital e a casa, que começamos a construir o nosso Serviço de Atenção Domiciliar”.

A implantação gradual do SAD seguirá as etapas previstas para a atenção domiciliar no município, com previsão de duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar Tipo 1 e uma Equipe Multiprofissional de Apoio.

Sobre a HU Brasil

O HU-Furg integra a HU Brasil desde 2015. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). É responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação.

 

Galería

HU-Furg e Prefeitura do Rio Grande formalizam parceria para Serviço de Atenção Domiciliar

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom