SUSTENTABILIDADE

FURG recebe Selo A3P pelo quarto ano consecutivo

Certificado de implementação da Agenda Ambiental é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente

A FURG recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o Selo da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Selo A3P é emitido anualmente às instituições que preenchem o Relatório de Monitoramento SocioAmbiental (Ressoa) com informações e dados da temporada anterior. O processo de coleta de informações é coordenado pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), com o apoio das Pró-reitorias de Infraestrutura (Proinfra), Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) e Planejamento e Administração (Proplad).

O Plano de Ações A3P da FURG tem caráter voluntário, e foi aprovado em 2018 pelo MMA. O Plano busca melhorar o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão de resíduos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a implementação de licitações sustentáveis, e ainda promover a sensibilização e capacitação da comunidade acadêmica quanto a temas relacionados à sustentabilidade. A universidade incorporou o Plano A3P ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-22, incentivando desta forma que as unidades promovam cada vez mais ações vinculadas à sustentabilidade ambiental.

Selo A3P