SUSTENTABILIDADE

FURG recebe Selo A3P do Ministério do Meio Ambiente

Certificado de implementação da Agenda Ambiental foi obtido pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, a FURG recebeu o Selo da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Selo A3P é emitido anualmente para as instituições que preenchem o relatório de monitoramento socioambiental (Ressoa) com informações e dados do ano anterior. O processo de coleta de informações fica sob a coordenação da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), e conta com a colaboração das Pró-reitorias de Infraestrutura (Proinfra), Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) e Planejamento e Administração (Proplad).

O secretário de Gestão Ambiental, professor Cleber Palma, salienta que o trabalho integrado da equipe permitiu o preenchimento do relatório dentro do calendário inicialmente previsto, embora tenha sido ampliado em função da pandemia da Covid-19.

O reconhecimento é fruto da construção da política ambiental da universidade, que está completando 6 anos, além do processo de institucionalização da gestão ambiental. Vice-reitor da FURG e presidente do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA), o professor Danilo Giroldo lembra que "o compromisso com a sustentabilidade ambiental é histórico na FURG", e que foi consolidado pela Resolução 032/2014 do Conselho Universitário (Consun) que aprovou a Política Ambiental, e pela Deliberação 113/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), que regulamentou o SGA da instituição.

O Plano de Ações A3P da FURG tem caráter voluntário, e foi aprovado em 2018 pelo MMA. O Plano busca melhorar o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão de resíduos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a implementação de licitações sustentáveis, e ainda promover a sensibilização e capacitação da comunidade acadêmica quanto a temas relacionados à sustentabilidade. A universidade incorporou o Plano A3P ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-22, incentivando desta forma que as unidades promovam cada vez mais ações vinculadas à sustentabilidade ambiental.

 

Selo A3P