INSTITUCIONAL

FURG adquire equipamento para pesquisas genômicas

Foto: Divulgação

Em recente edital CT-INFRA/PROINFRA 2021, lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a FURG teve aprovado e adquiriu os equipamentos para sequenciamento genômico MiniION e PromethION, ambos da Nanopore Oxford Technologies. O equipamento será instalado no Centro de Biodiversidade Subtropical (CBS-FURG), um dos três centros multiusuários ligados à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), e é o primeiro de uma série de equipamentos a serem recebidos pelo CBS-FURG, comenta o Professor Leandro Bugoni, Diretor de Pesquisa da PROPESP.

O primeiro treinamento nesta tecnologia foi realizado nos dias 23 a 25/11 para uma equipe de pesquisadores do ICB, FAMED, IO e C3, ministrado pelo Dr. Fernando Melo da OnSite Genomics, de Brasília. Durante o treinamento, realizado no novo Laboratório de Engenharia Genética e Biotecnologia do ICB, foram sequenciados os primeiros genomas inteiramente na FURG, envolvendo duas bactérias probióticas, seis microalgas, um peixe e duas aves marinhas. Segundo o Professor Luis Fernando Marins, “este é um marco histórico para a FURG e irá impulsionar, tanto em qualidade quanto em eficiência, uma ampla gama de pesquisas na área da taxonomia, estudos ambientais, saúde humana e veterinária, aquicultura, bioinformática, entre outras”. Devido ao grande volume de dados gerados e necessidade de processamento de alto desempenho, foi utilizado o cluster ROSALIND do Laboratório de Biologia Computacional do C3.

Estes equipamentos, vinculados ao CBS-FURG, fazem parte do Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG (PROCEM), e estarão disponíveis para pesquisas de toda a comunidade da FURG, com potencial de atender outras instituições públicas e privadas, salienta o Professor Eduardo Secchi, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

 

 

 

Galería

Divulgação