Evasão

FURG realiza pesquisa com estudantes que não concluíram o curso na universidade

Questionários buscam compreender motivos que levam à evasão para elaborar programa de enfrentamento

Acontece todos os anos: entre os estudantes matriculados em cursos de graduação, muitos vão deixando o curso pelo caminho. Alguns trocam de curso, outros desistem de vez do ensino universitário. A evasão hoje é considerada um problema mundial e compreendê-lo envolve olhar para diferentes fatores.

Entre 2014 e 2019, 16,9 mil estudantes matricularam-se na FURG. Destes, 50,8% evadiram, o que quer dizer que ou trocaram de curso ou abandonaram a universidade. Agora, a FURG lança uma pesquisa, para encontrar os alunos evadidos. Um formulário de pesquisa foi planejado com o uso da ferramenta Google Forms. A participação na pesquisa é anônima e direcionada a quem se matriculou em algum curso entre 2014 e 2019 – e depois não concluiu. Para responder ao questionário, clique aqui.

 “A universidade tem interesse em saber os motivos que levaram os alunos a evadir da instituição. Conhecendo os motivos, poderemos utilizar os resultados para fazer o Programa de enfrentamento à evasão e retenção dos estudantes de graduação da FURG”, explica a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins.

O questionário aborda questões relativas ao contexto do estudante, da universidade, situações de violência e bem-estar psicológico, para compreender que fatores impactam na decisão de deixar o curso ou a universidade. “Se você escolheu fazer um curso da universidade e acabou desistindo, precisamos ouvi-lo para que outras pessoas não desistam deste curso”, reforça o diretor de Avaliação Institucional da FURG, Luiz Nery.