AUDIOVISUAL

FURG prepara documentário que contará cinco décadas de sua trajetória

"FURG: Vozes & Memórias" tem previsão de lançamento para 2026; assista ao teaser

A trajetória, as transformações e o impacto social de 56 anos da FURG estão prestes a ser projetados nas telas de cinema. Com direção de Raphael de Boer e Fernando Halal, o documentário "FURG: Vozes & Memórias" está em fase de produção e tem estreia programada para o segundo semestre de 2026.

A obra é fruto de um projeto da Diretoria de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (DAC/Proexc), em parceria com o Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume) e a Secretaria de Comunicação (Secom). O teaser teve o seu lançamento divulgado no evento Arte & Movimento, no Cidec-sul. Clique aqui para conferir.

O filme terá como ponto de partida os fatos que antecederam e marcaram a criação da Universidade em 1969, através da fusão, à época, de faculdades e escolas de ensino superior do município e região. Para tanto, a produção está revisitando bastidores e reunindo depoimentos em vídeo de alunos e professores das primeiras turmas, além de pesquisadores que se dedicaram a refletir sobre a trajetória da FURG. A partir daí, a obra irá traçar uma linha do tempo com algumas das principais ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação da instituição e seus marcos históricos.

"O documentário vem como uma obra de arte mesmo, indo além de um vídeo institucional, que também tem o seu valor. Mas ele será uma obra cinematográfica. A ideia é de um média-metragem que contemple essas cinco décadas da FURG até o momento de hoje. Vamos mostrar todo o seu desenvolvimento, e lembrar também quem foram as pessoas que trabalharam na FURG e construíram esse caminho com muito esforço e dedicação", adianta de Boer, também atual diretor de Arte e Cultura e que possui um longo currículo em estudos de cinema. Esta é sua estreia atrás das câmeras.

"FURG: Vozes & Memórias" é também a primeira experiência do jornalista e fotógrafo Fernando Halal como documentarista. Além de conduzir, com o apoio de conselheiros do Nume, as entrevistas que estarão no filme, ele lidera a pesquisa e catalogação de documentos históricos, áudios e imagens de arquivo que ajudarão a contar essa história. "Há muito conteúdo a ser analisado nos arquivos da imprensa tradicional, além do vasto catálogo em fotos, vídeos e outros itens em espaços internos como a Secom, Nume e o Complexo de Museus, que são ferramentas muito importantes para a memória da Universidade. O acesso a esse material certamente ajudará a contextualizar períodos históricos que ainda se encontram enviesados", explica o codiretor. "O público pode esperar um filme bastante informativo mas também muito divertido e ágil, ao retratar o ambiente de pluralidade e pertencimento que marca a FURG em todos os seus territórios".

Talentos e artistas locais


Com orçamento limitado, a solução dos realizadores para montar a equipe de produção foi envolver talentos da própria Universidade. "A ideia é trabalhar com pessoas que sejam da FURG e tenham vontade de abraçar esse projeto: videomakers, editores, câmeras, fotógrafos, enfim, pessoas que estejam dispostas a contribuir mesmo que não tenham afinidade com o cinema", afirma de Boer.

Assim, a montagem do filme é assinada por Wendel Goulart, Maya Marangoni e Renato Ventura, todos acadêmicos de Artes Visuais e egressos do OfCine, curso de Cinema do IFRS. A trilha sonora original está sendo composta por Luciano Nazário, maestro da Big Band da FURG, e aparece no teaser. Outros artistas e bandas locais que têm ou tiveram vínculo com a Universidade também terão canções selecionadas para a trilha.

"Ainda estamos em fase de produção, e o que podemos dizer até aqui é que o doc será um marco muito importante para o presente e o futuro da Universidade, ao olhar também para o passado", finaliza Raphael de Boer.

 

Galería

"FURG: Vozes & Memórias" tem previsão de lançamento para 2026; assista ao teaser

Acervo Secom