VACINAÇÃO

FURG participou de mutirão pela imunização contra a Covid-19 neste sábado, 13

Carreiros foi um dos três locais de vacinação, destinado para profissionais da saúde com mais de 60 anos

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na última semana, o município do Rio Grande recebeu um lote com 3.450 doses da vacina contra a Covid-19. A universidade, por seu amplo espaço e fácil acesso, foi selecionada pela prefeitura para fazer parte do mutirão de imunização – que ocorreu neste sábado, 13, das 9h às 13h -, cedendo sua infraestrutura como ponto de vacinação. A iniciativa, organizada pelo executivo municipal, ocorreria em formato drive-thru, junto ao estacionamento do Centro de Convivência (CC), no entanto, em função do clima, a aplicação da vacina foi realizada dentro das instalações do Cidec-Sul.

De acordo com o pró-reitor de infraestrutura, Rafael Rocha, o momento é muito importante, tanto para o município quanto para a FURG. “Poder apoiar essa ação em prol da imunização da comunidade local é muito gratificante; é uma forma da universidade reafirmar seu compromisso institucional de atuar além do ensino e pesquisa”, explica o gestor. Na ocasião, foram distribuídas 400 doses do imunizante no campus Carreiros.

Quem recebeu a vacina na FURG?

No campus Carreiros, foram vacinados profissionais da área da saúde, acima de 60 anos, dos grupos: técnicos e auxiliares de Enfermagem, enfermeiros, odontólogos e médicos. Para receber a imunização, os profissionais deveriam apresentar CPF, comprovante de endereço e carteira profissional ou comprovante de registro profissional do conselho que pertence.

Mudança de planos

Segundo Rafael, a mudança do formato do mutirão, inicialmente pensado como drive-thru, não aconteceu em função da previsão de tempo chuvoso durante a vacinação. “A Prefeitura Municipal optou por deslocar a vacinação para o interior de algum prédio. A escolha do Cidec se deu por sua localização próxima do acesso ao campus, que possibilita fácil identificação, e pela disponibilidade de amplo espaço interno, que permite adequada ventilação e acomodação do público”, explicou o pró-reitor.

Ainda segundo Rafael, o ato renova a esperança de retomar as atividades presenciais e o convívio social, mas, ainda assim, ressalta, também, que o momento não é propício para relaxar nos cuidados necessários. “É preciso que a comunidade prossiga com as medidas de precaução necessárias; o uso de máscaras, distanciamento mínimo e demais protocolos recomendados pelas autoridades de saúde e pela comunidade científica”, conclui.

Além da FURG, outras duas localidades da cidade também abrigaram a campanha de imunização: a Escola Helena Smal e a Escola Vanda Rocha.

 

Galería

Mutirão ocorreu neste sábado, das 9h às 13h, em três locais; Campus Carreiros foi um deles

Hiago Reisdoerfer/Secom