SOLIDARIEDADE

FURG organiza espaço para doação de alimentos durante os dias de vacinação

Ação contará também com a participação de artistas para proporcionar um momento cultural

Durante os dois dias de vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras da FURG, que acontece nesta terça, 15, e quarta-feira, 16; a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) programou uma ação de arrecadação de alimentos não-perecíveis para posterior entrega à comunidade atendida pelo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic).

A ação também contará com um espaço cultural, com a presença de alguns artistas para uma intervenção musical ao longo dos dois dias. O momento artístico foi pensado levando em consideração as medidas de proteção contra a contaminação previstas no plano de contingência institucional.

Vacina, Arte e Solidariedade

Para Daniel Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura, o momento vivido na instituição com o início da vacinação de seus trabalhadores e trabalhadoras é de forte capital simbólico. “Para além do mais importante, que é a vacinação, a gente vive uma crise humanitária no Brasil e no mundo, sobretudo na nossa região, onde os impactos são muito fortes”, explicou o gestor.

Com as inúmeras consequências diretas e indiretas provocadas pelo contexto pandêmico, a arrecadação de alimentos destaca o compromisso social da FURG em colaborar com ações sociais com vistas à garantia da segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Estamos convidando toda comunidade acadêmica que, ao se vacinarem, deixem como doação um quilo de alimento não perecível”, reforçou Daniel

Durante os dois dias de vacinação, a pró-reitoria planejou atividades artísticas em formatos de intervenção cultural, começando pela serenata de abertura do evento, com o músico Douglas Vallejos. “Estamos combinando essa ação com arte. Teremos playlists musicais rolando durante toda vacinação, além de outros músicos que eventualmente estarão se apresentando em momentos específicos, como é o caso do encerramento, momento no qual contaremos com a presença dos artistas Luciana Lima e Don Douglas”, destacou o pró-reitor.

Ação virtual

Também com vistas à promoção de um momento de reflexão pela Proexc durante a ação de vacinação da FURG, foi desenvolvido um espaço virtual para que as pessoas expressem seus sentimentos em palavras. “Outra ação que planejamos é a composição de uma nuvem de palavras. Queremos saber o que vem à mente da nossa comunidade acadêmica quando se fala sobre vacinação”, concluiu Daniel.

Para participar desta ação, basta clicar aqui e inserir as palavras no campo indicado.