PARCERIA

FURG e Secretaria de Meio Ambiente lançam programa

Iniciativa prevê fortalecimento da participação popular na política ambiental

Foto: Divulgação

No começo de novembro foi lançado o Programa de Fortalecimento da Participação Popular na Política Ambiental Municipal. O programa é uma das ações realizadas pelo Projeto de Formação Continuada de Gestores Ambientais no Contexto do Licenciamento Ambiental Municipal, um convênio entre o Laboratório Interdisciplinar Maréss da FURG e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O evento aconteceu na sede da Cooperativa de Reciclagem Santa Rita, com a participação da professora Cristiane Costa, representando a coordenadora do projeto, Tatiana Walter, e do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Morrone. O secretário ressaltou a importância do projeto para a maior participação das bases da comunidade na política de meio ambiente no município e para o acesso desses grupos aos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Após o lançamento, teve início a primeira etapa de formação para as cooperadas e cooperados, abordando a Política Ambiental Municipal. Serão realizadas mais duas etapas, uma de elaboração de projetos e outra de acompanhamento. Neste ano, 12 entidades da sociedade civil organizada participarão das mais de 30 formações.

Além da Cooperativa de Reciclagem Santa Rita, outros cinco grupos populares já passaram pela formação: Conselho Comunitário de Saúde, no bairro Cidade de Águeda; Associação de Moradores da Vila Maria; Associação de Moradores da Querência; Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul; e Associação de Moradores do Bairro Santa Rosa.

Ao final de cada formação são entregues as cartilhas sobre o tema, elaboradas pelos extensionistas e impressas pela Editora e Gráfica da FURG. As apostilas e demais materiais de apoio utilizados na formação podem ser acessadas neste link.

O encerramento das atividades resultará no 3º Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental, com data prevista para 15 de dezembro, que terá como tema a “Ação Popular na Política Ambiental Municipal”. 

 

Galería

Professora Cristiane Costa, do Laboratório Maréss, apresenta o Programa de Fortalecimento da Participação Popular na Política Ambiental Municipal.

Foto: Divulgação