BOAS PRÁTICAS

FURG divulga criação de Núcleo de Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas

Dispositivo foi instituído por meio de portaria e atuará vinculado à reitoria

Na tarde desta quarta-feira, 1, foi divulgada a portaria que institui a criação do Núcleo de Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas da universidade, o Conviva FURG. O órgão atuará vinculado à reitoria, sendo responsável pela implementação da política de promoção da cultura do diálogo, bem como o fortalecimento da gestão de conflitos pautada na comunicação assertiva, no reconhecimento das subjetividades humanas e na construção conjunta de decisões.

Ficam sob competência do núcleo, também, a promoção de ações preventivas de desenvolvimento educativo em comunicação não violenta, mediação e práticas restaurativas, a orientação para gestão de conflitos, a formação de novos mediadores, bem como a recepção de casos encaminhados para a realização de mediação.

De acordo com Simone de Biazzi, que coordenará o núcleo, a criação deste grupo é reflexo do comprometimento da instituição com os valores e princípios da constituição e de um ambiente acadêmico e administrativo saudável. “As sucessivas administrações da FURG têm mostrado este compromisso por meio de ações e políticas universitárias implementadas. No entanto, não podemos negar que estamos inseridos em uma sociedade cada vez mais pautada pela competição, que sustenta o pensamento de dicotomia e separação. Isto afeta a convivência humana e também afeta a convivência da comunidade universitária”, apontou a professora.

Neste contexto, o Conviva surge como uma parte importante para a construção da política de boa convivência universitária da FURG. “Por meio das ações educativas e da condução dos conflitos a partir do diálogo, pretende-se seguir na edificação de uma cultura que perceba o conflito como oportunidade de melhorar as relações, onde se consiga construir as diferenças sem anular a existência e dignidade do outro”, completou Simone.