DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

FURG dá início a Gestão de Riscos na universidade

Política irá subsidiar a tomada de decisões em todos os níveis da instituição

Com o foco de aprimorar as práticas de gestão voltadas ao desenvolvimento institucional, a Gestão de Riscos da FURG passou a ser formalmente orientada com a Política de Gestão de Riscos, aprovada em dezembro de 2019, através da Resolução nº 27 do Conselho Universitário (Consun).

A Gestão de Riscos na FURG tem o objetivo de orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes às atividades da universidade, subsidiando a tomada de decisão em todos os níveis da instituição e contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Para o reitor Danilo Giroldo, a Gestão de Riscos é um processo que permite que se enxergue a universidade por um outro viés, não só pela estrutura administrativa, mas principalmente pela organização dos processos que perpassam todas as estruturas administrativas. “Antes de fazer a gestão de riscos é necessário fazer um mapeamento de cada um dos processos que a universidade tem e todas as etapas que ele atravessa. E aí sim, avaliando o risco de cada uma dessas etapas, é possível trabalhar com mais eficiência, entender e melhorar o alcance dos objetivos da universidade. Então ela faz com que possamos visualizar a universidade pelos seus processos e não só pelas suas estruturas administrativas. Com isso, a expectativa é que se alcance melhor os objetivos de ensino, pesquisa, extensão e inovação e também que se ganhe mais em eficiência e que se diminua os riscos dos processos como um todo”.

A metodologia de Gestão de Riscos, disponível abaixo, foi testada em dois pilotos – na Diretoria de Administração e Material (DAM) da Pró-reitoria de Planejamento e Administração e na Diretoria de Obras (DOB) da Pró-reitoria de Infraestrutura. Após os testes ela foi aprovada pelo Comitê de Governança para Gestão de Riscos com a orientação de ser executada em toda a universidade.

“A aplicação da metodologia se baseia em impacto, probabilidade e relevância, onde a participação dos servidores é fundamental para a concretização deste trabalho, pois são eles quem detém o conhecimento aprofundado das atividades da universidade e, com isso, conseguem analisar todos os riscos das atividades. O envolvimento de todos é fundamental para o sucesso das atividades, mapeamento e atuação nos riscos da nossa instituição”, explica Fernando da Veiga, assessor especial para Gestão de Riscos e Controle Interno.

Nos dias 22 e 24 de setembro, o Comitê de Governança para Gestão de Riscos atuará junto da Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social (SITC) e do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais (CGPD) e terá como convidadas as pró-reitoras Lúcia Anello (Progep) e Danúbia Espíndola (Proiti) para estender a Gestão de Riscos por toda universidade.

 

Confira abaixo a portaria e a metodologia sobre a Gestão de Riscos da FURG.

Portaria e Metodologia Gestão de Riscos FURG