PARCERIA

FURG assina convênio com o Sindireceita

Pós-graduação em Ciência de Dados será oferecida aos servidores da Receita

Foto: Divulgação

A FURG, representada pelo reitor em exercício, Danilo Giroldo, assinou na tarde de segunda-feira, 8,  um convênio com o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), para a oferta de pós-graduação Lato Sensu em Ciência de Dados, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), aos servidores do órgão.

O documento foi assinado na Superintendência da Receita Federal em Porto Alegre e prevê a oferta inicial de cinco turmas do Programa de Pós-graduação em Ciência de Dados. Com formação alinhada às necessidades dos Analistas-Tributários frente aos desafios da profissão, haverá entre 100 e 250 vagas nas seguintes cidades: Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

“Este curso contribui para o desenvolvimento de uma competência fundamental para o analista-tributário ou demais profissionais que lidam com grande volume de informação, combinado aos desafios de demandas futuras. De forma prática, o servidor terá formação para lidar com estes dados de forma mais fácil, assim como para resolver problemas de forma muito mais rápida, automatizada e precisa”, enfatizou o coordenador do PPG, Luciano Maciel Ribeiro.

O curso foi aprovado no Coepea em 26 de abril, conforme deliberação 031/2019.  Com a assinatura do convênio, já é possível iniciar a divulgação do curso para os interessados, bem como definir os períodos para inscrições e início das atividades.

"A assinatura deste convênio representa a concretização de um intenso e rico período de discussões entre a FURG e os analistas-tributários da Receita Federal. Assim foi possível compreender com precisão a natureza da demanda apresentada em termos de capacitação e organizar um projeto plenamente adequado a essas necessidades. É um curso de especialização totalmente institucionalizado e que também reforça a cultura institucional da FURG no atendimento às demandas da sociedade, sejam elas provenientes de órgãos públicos ou instituições privadas", avaliou o professor Giroldo.

Estavam presentes na reunião o presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas; o superintendente Regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Lorenzi; a diretora do C3, Silvia Silva da Costa Botelho; e o coordenador do curso, Luciano Maciel Ribeiro.

O evento contou com a presença de representantes das regionais do Sindireceita, Gerônimo Sartori (Passo Fundo), Hugo Braga e Jefferson Farias (Rio Grande), Paulo Machado, Flavio Balestreri e Sérgio Castro (Porto Alegre), César Steimbruch (Jaguarão), Charles Brum e Carlos Schnor (Santa Maria), Valter Medeiros (Uruguaiana); André Fernandes (Minas Gerais); Renata Pontes e Renato Geremia, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) da Receita Federal.

Mais informações sobre o curso podem ser conferidas no site, Facebook e Instagram