GOV.BR

FURG adere ao login único do governo federal

Opção já está disponível nos sistemas e serviços digitais da universidade

O Centro de Gestão Tecnologia da Informação (CGTI) da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) informa que a partir desta quarta-feira, 30, a comunidade universitária tem uma nova possibilidade de se identificar nos sistemas e serviços digitais da FURG, utilizando o Gov.br, plataforma de login único do governo federal.

O Gov.br é um meio de acesso do usuário aos serviços públicos digitais, garantindo a identificação de cada cidadão, vindo a se tornar padrão em toda a administração pública. Diversos serviços já utilizam esse recurso, tal como o aplicativo SouGov para servidores federais, o ConecteSUS e a Carteira Digital de Trânsito, entre outros.

No Sistema da FURG, clicando no botão "Entrar com Gov.br" a pessoa será direcionada para a plataforma do governo federal, realizando a identificação com seu CPF e senha, retornando devidamente autenticada. O sistema, por sua vez, fornecerá acesso em todas as funcionalidades vinculadas à pessoa.

A autenticação do Gov.br não se tornará o único meio de autenticação na FURG. O acesso por Siape para servidores e por matrícula para alunos permanece como uma opção, que ainda será utilizada em serviços como o de autenticação nas redes wi-fi e outros não-compatíveis com a plataforma Gov.br. Nos próximos meses, outros serviços digitais da FURG passarão a permitir o uso da autenticação pelo Gov.br, como consultas, AVA, sistemas de inscrições e outros.