FURG FM

FM Café realizará edições especiais no Cidec-Sul nesta semana

Programas abordarão a realização de três eventos da Sociedade Brasileira de Computação: SBGames, Sibgrapi e SVR

Transmitido simultaneamente pela FURG FM digital e pelo canal do YouTube da universidade, o programa jornalístico ‘FM Café’, realizará nesta semana, nos dias 7,8 e 9, uma série de episódios especiais, ao vivo diretamente do Cidec-Sul, no campus Carreiros, onde ocorrem três grandes eventos sediados pelo Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC): o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Conference on Graphics, Patterns and Images (Sibgrapi) e o Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR).

Com uma estrutura montada pela equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) da FURG no Cidec, as edições do FM Café vão ocorrer no intervalo das atividades dos eventos, iniciando no seu habitual horário na grade de programação (13h) e terminando às 13h30.  A equipe de produção do programa contará com o apoio dos docentes do C3, Rafael Berri e Paulo Drews, para auxiliar na definição de quais aspectos do SBGames, Sibgrapi e SVR serão pautados pelo FM Café.

Considerando o corpo técnico necessário para realizar essas edições especiais, nesta segunda-feira, 6, não houve FM Café, para que ocorra a montagem da infraestrutura de transmissão.  O programa retorna ao estúdio na sexta-feira, 10 das 13h até às 14h.

SVR

Em sua 25ª edição, se constitui como a principal conferência sobre realidade virtual e aumentada no Brasil, sendo organizado pelo Grupo de Interesse em Realidade Virtual (CERV) da SBC. Anualmente, o evento se estabelece como um fórum para a troca de ideias e inovações relacionada à realidade virtual e aumentada. Com a crescente relevância dessas tecnologias em áreas como jogos, medicina e educação, o evento tem como objetivo divulgar as pesquisas nessas temáticas e promover discussões sobre o uso dessas tecnologias nos mais variados âmbitos.

SBGames 

Apoiado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS), o SBGames é um simpósio anual de jogos e entretenimento digital do Brasil, que atrai desenvolvedores, artistas e acadêmicos da indústria de jogos. Cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal participarão das atividades.  O evento oferece uma plataforma para discutir as tendências, compartilhamento de experiências e exploração do vasto mundo dos jogos eletrônicos e entretenimento digital. A ação contará com tutoriais, concursos de teses e dissertações, palestrantes convidados, festival de jogos e de artes, fórum de ensino e de esportes eletrônicos. Também haverá seis trilhas científicas com sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas.

SIBGRAPI:

Teve início em 1988 e combina elementos da computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Constitui-se como uma conferência voltada para pesquisadores e profissionais que trabalham com processamento de imagens, visão computacional e gráficos, sendo também um espaço para o compartilhamento de novos estudos e avanços nesses campos, bem como para estabelecer redes de colaboração entre os participantes. O evento é organizado por um comitê internacional e os anais são publicados pelo IEEE Xplore desde 1997 e, desde 2018, é coorganizado com o SBGames e o SVR.