NOVIDADE

Estudantes têm até 14 de junho para participar de avaliação Docente pelo Discente

Pela primeira vez, avaliação ocorre ao final do primeiro semestre letivo

A partir dessa quinta, 30 de maio, os estudantes da FURG podem fazer a avaliação de seus professores no Sistemas da FURG. Trata-se da Avaliação Docente pelo Discente, instrumento que existe há mais de 20 anos na universidade. Mas esta é a primeira vez que a avaliação ocorre na metade do ano.

Até o ano passado, o processo era feito apenas ao final do ano letivo. Agora, ao final de cada semestre, os estudantes terão a possibilidade de avaliar os professores das disciplinas que acabaram de cursar. Os itens da avaliação vão desde a organização das aulas, plano de ensino, relações com estudantes, até conteúdo, avaliação e incentivo ao estudo.

“A avaliação é para qualificar”, destaca o coordenador de Avaliação Interna, Antônio Dalbon. Depois que os alunos preenchem os formulários online de avaliação, os dados são tratados e o resultado compõe o relatório gerencial de cada curso, que é encaminhado às coordenações. O resultado da avaliação também é subsídio para programas de capacitação dos docentes. Por isso, é importante não só observar quesitos negativos, mas também positivos das disciplinas, para que se reconheçam quais são os pontos fortes.

“Avaliação e planejamento são inseparáveis”, observa o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery. Qualquer processo para melhoria nas instituições públicas demanda planejamento, e a avaliação, para isso, é uma ferramenta fundamental. Permite conhecer os cenários. Quanto mais estudantes participam da avaliação, melhores as possibilidades de planejamento, tanto por parte dos docentes, com o retorno das disciplinas, quanto por parte das coordenações de curso e da universidade como um todo.

A avaliação pode ser feita por todos os estudantes da instituição, até 14 de junho. O acesso é pelo Sistemas FURG.

Cartaz divulgação