PROANTAR

Esantar presta apoio à 42ª Operação Antártica

Navios da Marinha do Brasil foram abastecidos no Porto em Rio Grande e partiram no final de semana

Foto: Divulgação/Esantar

A Estação de Apoio Antártico (Esantar) da FURG, em Rio Grande, coordenou o apoio à 42ª Operação Antártica (Operantar) no cais da Estação Naval. 

Os navios Ary Rongel e Almirante Maximiniano, da Marinha do Brasil, foram abastecidos com 18,5 toneladas de gêneros alimentícios, peças de reposição, equipamentos e veículos para locomoção na estação. Também foram entregues 230 andainas de roupas para militares e pesquisadores.

O processo de carregamento foi feito no dia 12 de outubro, e contou com o apoio da Estação Naval e dos Fuzileiros Navais. A partida dos navios para o continente antártico ocorreu na tarde de sábado, 14.

Com forte atuação na área da oceanografia, a FURG foi convidada, em 1982, a participar do Projeto Antártico Brasileiro (Proantar). Assim, a partir do convênio entre a universidade e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), foram construídas e ativadas as instalações da Esantar, administrada pela Coordenação de Apoio às Operações na Antártica da FURG. O objetivo do Proantar é ampliar o conhecimento científico no continente gelado, com o objetivo de compreender seus fenômenos e a influência deles sobre o território brasileiro. 

 

 

 

Galería

Navios da Marinha do Brasil foram abastecidos no Porto em Rio Grande e partiram no fim de semana

Divulgação/Esantar