PROANTAR

Esantar/FURG na organização do voo de lançamento do Programa Antártico, em Pelotas

Aeronave Hércules C-130 foi carregada com equipamentos, gêneros alimentícios e medicamentos

Foto: Divulgação

A equipe da Estação de Apoio Antártico (Esantar) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi responsável por parte da logística, na manhã de terça-feira, 10, de uma operação junto à aeronave Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Internacional de Pelotas.

Trata-se do sétimo voo da Operação 40 do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Nesta fase, o Hércules se desloca do solo gaúcho até Punta Arenas, no Chile, e depois sobrevoa a estação brasileira, no continente antártico, fazendo o lançamento dos pallets com gêneros alimentícios, medicamentos e equipamentos. Serão lançados sete pallets com 200kg cada, que foram organizados e transportados até Pelotas pela Esantar.

Na ocasião, a equipe da universidade, além de organizar todo o material a ser transportado, auxiliou no carregamento e organização dos pallets a ser embarcados no avião. A diretora da Esantar, Cleuza Maria Sobral Dias, saudou a tripulação e acompanhou pessoalmente a operação, junto ao coordenador da Esantar e à equipe que, segundo ela, “trabalha de forma muito responsável e com muita dedicação na preparação de todo o material”.

O Hércules C-130 é pilotado pela comandante Joyce Conceição, major aviadora da FAB. "Ver uma mulher pilotando uma aeronave desse porte é motivo de muito orgulho", enalteceu a diretora Cleuza Dias, dirigindo-se à piloto integrante da primeira turma de mulheres da Academia da Força Aérea (AFA).

Em 2022, o Proantar completa 40 anos de atividades e, desde seu início, em 1982, o aeroporto pelotense é a base brasileira.

 

 

Galería

Aeronave Hércules C-130 foi carregada com equipamentos, gêneros alimentícios e medicamentos

Divulgação