LOGÍSTICA

Esantar finaliza atividades de apoio a navios na 42ª Operação Antártica

Com auxílio de caminhões e guindaste, foram desembarcados contêineres com material de descarte

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

A equipe da Estação de Apoio Antártico (Esantar/FURG) trabalhou, nesta quarta-feira, 4, na logística de retorno do Navio Polar Almirante Maximiano e do Navio Oceanográfico Ary Rongel, que vieram da Antártica. A ação finalizou as atividades na 42ª Operação Antártica (Operantar), do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

A Estação de Apoio Antártico junto à FURG é responsável pela logística de todo o Programa, envolvendo o desembarque da carga oriunda dos acampamentos de pesquisa e da própria Estação Antártica Comandante Ferraz, além do recebimento das vestimentas, equipamentos e artigos utilizados pela tripulação e pesquisadores.

Além disso, nesta Operação Antártica também foram desembarcados contêineres com material de descarte. O processo de desembarque contou com uma logística de caminhões e também de um guindaste, tanto para a retirada dos contêineres dos navios quanto para o armazenamento dos mesmos na própria Esantar/FURG, no campus Carreiros.

As embarcações devem permanecer no Porto do Rio Grande até a próxima sexta-feira, 5, quando está prevista a conclusão do fornecimento do apoio logístico.

O convênio que ampara as ações da Esantar junto ao Programa Antártico Brasileiro tem a participação da FURG, Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm) e da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg). O objetivo do Proantar é ampliar o conhecimento científico no continente gelado, buscando compreender seus fenômenos e a influência deles sobre o território brasileiro.

 

 

 

Galería

Com auxílio de caminhões e guindaste, foram desembarcados contêineres com material de descarte

Hiago Reisdoerfer/Secom