C3

Equipe FBOT participa de competição latino-americana de robótica na Bahia

Comitiva marca presença em duas categorias competidoras

Foto: Arquivo/FBOT

A equipe de robótica da FURG (FBOT), composta por estudantes de graduação e pós-graduação da universidade, participa nos próximos dias do Robótica 2023. O maior evento de robótica da América Latina será realizado entre os dias 7 e 12 de outubro, no Centro de Convenções, em Salvador/BA. 

A previsão é que 2 mil pessoas de toda a América Latina, desde estudantes do ensino fundamental até pesquisadores, participem dos 5 dias de atividades. A equipe da FURG inicia a viagem dias antes, para montar o robô e dar início aos preparativos. Os atletas irão disputar a XXI Latin American Robotics Competition - Larc (Competição Latino-Americana de Robótica), que integra a programação de competições do evento.

A FBOT estará presente em duas categorias competidoras. Na FBOT SEK, com robôs feitos de peças de Lego, estará presente o aluno da FURG Maurício Valadão, além de estudantes do IFRS Campus Rio Grande, através de uma parceria com a universidade. A FBOT@Home, onde atua o robô doméstico DoRIS, é composta pelos alunos Jardel Dyonísio, João Francisco Lemos, Pedro Edom, Emilly Lamotte, Luís Milczarek, Marina Zanotta, Gabriel Dorneles, Murilo Castanheira e Cássio Nicoletti, e uma estudante do IFRS.

Todos os anos, a Robótica reúne diversas atividades simultâneas que visam incentivar a pesquisa e o desenvolvimento na área de Robótica. A edição de 2023 incluirá, além da já citada Larc, finais da XVIII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), XXI Competição Brasileira de Robótica (CBR), XIII Mostra Nacional de Robótica (MNR), XV Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), XVI Workshop de Robótica na Educação (WRE) e XX Latin American Robotics Symposium – Lars (Simpósio Latino-americano de Robótica).

Pesquisadores, mestrandos e doutorandos da FURG participam da Lars. Há também a equipe de Marketing, representada por Ana Letícia Santos, e ainda será apresentado um workshop sobre o projeto de desenvolvimento de uma nova base para o robô Doris, com os estudantes Nicolas Dias e Jardel Prado. 

A FBOT é hoje o 4° lugar mundial com a equipe FBOT Hydrone, e 9° lugar mundial com a equipe FBOT@HOME. A equipe tem patrocínio do PRH, Refinaria Rio-grandense, POATEK, Icourt e Goahead, além de parceria institucional com a FURG, Faurg, Prae, C3 e iTec, e apoio da Jossiel Tour e Sheep Geek Games.

Principais títulos da equipe

Hexacampeões latino-americanos com o F180 (futebol de robôs)
Bicampeões latino-americanos com o Hydrone (drones híbridos)
Campeões latino-americanos com o robô DoRIS (robôs domésticos) > 2022