PROTAGONISMO

Equipe Fbot@Home conquista bicampeonato na Competição Brasileira de Robótica

Estudantes da FURG vencem o torneio pela segunda vez consecutiva e miram no mundial de 2024

Foto: Divulgação

Constituída como a maior competição de robótica e inteligência artificial do Brasil, aconteceu de 7 a 12 de outubro, em Salvador, na Bahia, a edição 2023 da Competição Brasileira de Robótica (CBR), realizada em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Na oportunidade, a equipe Fbot@Home, da FURG, conquistou o seu bicampeonato no torneio, vencendo a etapa pela segunda vez consecutiva.

Sobre o evento

Composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, a CBR visa – por meio da promoção da competitividade -, reunir estudantes de todo país para, por meio de soluções inteligentes e inovadoras, para solucionar demandas reais. Nas etapas da competição, os robôs devem realizar tarefas específicas sem qualquer intervenção humana. Em 2022, mais de 110 equipes participaram do evento.

Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes da FURG conquistaram o 1° Lugar na categoria @Home da CBR, sucedidos pelas equipes da FEI (São Bernardo do Campo – São Paulo) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De acordo com a equipe, o feito é de grande alegria para o grupo, bem como para a comunidade municipal e estadual, uma vez que transmite a capacidade da comunidade estudantil em atuar para solucionar problemáticas que envolvem robótica, tecnologia, inovação e, sobretudo, educação.

Competição Latino-americana

A CBR acontece dentro de uma programação ainda maior de eventos voltados para a temática; entre eles, a Competição Latino-americana de Robótica (Larc), ação na qual integrantes da Fbot também representaram a universidade. Na oportunidade, estudantes de pós-graduação e profissionais da FURG participaram do Simpósio Latino-americano de Robótica e do Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CDTR); ao todo, foram apresentados seis artigos nas duas ocasiões, metade deles premiados entre os melhores do evento.

Outra participação de estudantes da FURG durante o evento foi a apresentação de um workshop de um projeto financiado pela RoboCup, que envolve uma base robótica de baixo custo e alta capacidade de carga, usando componentes de Hoverboard. A solução custa cerca de 5x menos que a sua equivalente comercial.

Mundial de 2024

Após a conquista, a equipe Fbot inicia a etapa de preparativos para participar da edição 2024 da RoboCup, que será realizado na cidade Eindhoven, na Holanda. “Estamos em etapa de submissão de inscrição e coleta de recursos para a nossa participação”, declarou a estudante de Engenharia Mecânica Naval, Ana Letícia Santos, responsável administrativa da Fbot.