CULTURA

Equipe de audiovisual da FURG exibe minissérie ‘Paralaxe’ para estudantes do CCMar

Ação aconteceu na última terça-feira, 9, no auditório do Centro de Convívio Meninos do Mar

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde da última terça-feira, 9, cerca de 50 estudantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) preencheram as cadeiras do auditório para participar da primeira exibição dos três episódios que compõe a minissérie de ficção ‘Paralaxe – Os Três Sabás’. O projeto conta com o apoio técnico da FURG TV e realização da produtora L32 filmes. A iniciativa reúne diversos talentos locais e tem como objetivo principal retomar a cadeia produtiva do audiovisual em Rio Grande e na região, fomentando a cena cultural.

A obra é fruto da imaginação do estreante Carlos Cabra, formado em Artes Visuais pela FURG, que assina a codireção e o roteiro original. “Durante uma aula de fotografia, aqui na universidade, a professora explicava sobre o erro de paralaxe, e eu, com a minha mente criativa, comecei a me perguntar algumas coisas como ‘quem é a paralaxe?’ e ‘qual o erro que ela cometeu?’, dali nasceu o primeiro esboço da história”, explicou.

Ao longo dos três episódios, a trama desenvolve sua narrativa em meia à ação policial e suspense com um toque sobrenatural. O elenco reúne atores e atrizes rio-grandinos como as novatas Nathalie Estima, Karina Macedo e Lais Santos, e nomes experientes como Fabian Lipiarski (do curta "O Caso do Policial José") e Lorde Lobo ("Cidade Cyber").

Durante a sua produção, realizada desde o início de 2019, “Paralaxe – Os Três Sabás” foi contemplada pelos editais SEDAC nº 12/2019, pelo Edital de Concurso FAC Movimento; e, mais recentemente, pelo edital Pró-Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com Pablo Bech, da produtora L32 Films, a minissérie representa uma ideia de fomento ao cinema na cidade, e surge a partir da união de amigos em prol desta causa comum. “Nos juntamos na parceria, sem dinheiro algum, fazendo isso pelo amor. A gente comprou a ideia do roteiro e começamos a fazer esse primeiro trabalho sem recursos. Com o tempo fomos nos inscrevendo nos editais que apareciam e, como o projeto era bem construído e promissor, fomos conseguindo este apoio externo, impulsionando o projeto possibilitando melhorias significativas para contar essa história”, comentou o produtor.

Ainda segundo Bech, a ideia de fazer esta primeira exibição no CCMar também vem de uma contrapartida, uma forma de retribuir o apoio incondicional que o centro ofereceu – e segue – oferecendo para o projeto. “Durante as gravações, o CCMar nos forneceu locações para alguns cenários, veículos e transporte. Sendo assim, viemos aqui fazer a primeira exibição dos três episódios para os estudantes, também visando colher a recepção do público.

 

Galería

FURG apresentou a minissérie "Paralaxe" para os estudantes do CCMar nesta terça-feira, 9

Hiago Reisdoerfer/Secom