RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Equidade de Gênero, orçamento e cooperação interinstitucional: Andifes reuniu reitores em Ouro Preto

Evento contou com a participação da Ministra Carmem Lúcia do STF e da Ministra de Direitos Humanos Macaé Evaristo, além de representantes do MEC

Foto: Divulgação/Andifes

Nesta última quarta e quinta-feira, 22 e 23, a reitora da FURG, Suzane Gonçalves, acompanhou a 203ª Reunião do Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais. O evento é o primeiro compromisso externo da nova gestora e marca o início do estabelecimento de novas relações institucionais entre a Universidade e as demais Instituições de Ensino Superior do Brasil. Na oportunidade, foram debatidos temas como a igualdade de gênero, as políticas universitárias e o papel das universidades na transformação social do país. 

Durante o primeiro dia de atividades, foi realizado o seminário “Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção da Equidade de Gênero nas Universidades Federais”, que introduz a principal temática debatida pelo grupo na ocasião. A iniciativa reuniu reitoras e reitores, professores e convidados, incluindo a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo – em formato remoto – e da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, que compuseram a mesa. Além destas personalidades, também acompanharam a atividade a presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho; a representante do Ministério da Ciência e Inovação, Andrea Latgé; a reitora da Ufop, Cláudia Marliére; e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. 

“Neste primeiro dia pudemos tratar a respeito de discussões sobre políticas das universidades e de gestão com relação à igualdade de gênero. Foi um momento muito enriquecedor pois, além da discussão que tivemos entre dirigentes, também tivemos a oportunidade de ouvir as iniciativas apresentadas pela ministra do TSE Cármen Lúcia, pela ministra Macaé e pela professora Andréia, do MCTI”, contou Suzane.

Equidade de Gênero

Em sua fala, a ministra Cármen Lúcia propôs um debate sobre o direto à educação em uma perspectiva constitucional, e o quanto a educação possui um papel transformador, além de ressaltar sobre a importância – e necessidade - da igualdade de gênero.

Ainda de acordo com Suzane, além de todo debate, o espaço também proporcionou a chance de ouvir experiências das demais universidades, que apresentaram suas demandas e, sobretudo, os caminhos que estão trilhando na busca por essa equidade de gênero em suas instituições. “São nesses momentos que a gente também consegue enxergar o quanto a FURG já vem trabalhando nessa perspectiva”, aponta e completa a reitora:

“Nós temos a Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), criada na gestão anterior e que vamos transformar em Secretaria, e, nos próximos quatro anos, vamos também potencializar e qualificar em termos de autonomia e infraestrutura operacional. Este mecanismo institucional trabalha em prol do avanço da pauta de gênero e no combate ao assédio, uma vez que as mulheres são as principais vítimas”.

Suzane também reflete sobre o equilíbrio de gênero dentro das lideranças da sua própria gestão, além de proporcionar o ineditismo em alguns cargos, ao exemplo das pró-reitoras de pesquisa e pós-graduação, Daiane Dias; e de Planejamento e Administração, Elenise Ribes, que marcam a história da FURG como as primeiras mulheres a ocupar suas respectivas pastas.

Reunião do Pleno

No segundo dia aconteceu a reunião ordinária do Pleno da Andifes, oportunidade em que foram debatidas temáticas estratégicas para a gestão administrativa, como a oportunidade de dialogar com representantes do Ministério da Educação (MEC), atualizações sobre os fóruns e colégios da Associação, além da apresentação de iniciativas como a Aliança Global Contra a Fome e o Projeto Fortalecer.

Representando a Secretaria de Educação Superior do Mec, participou da ação uma das diretoras da pasta, Tânia Mara Franscisco, que explicou um pouco mais sobre as pautas que Sesu vem se ocupando e sobre o papel da equipe de suporte e apoio às universidades. “A principal preocupação no momento é a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária de 2025, para que seja possível destravar o orçamento e a própria medida provisória para atender ao que foi compromisso do Governo Federal com os servidores das universidades públicas; a exemplo do aumento salarial, a nova organização da carreira dos Técnicos-administrativos em Educação e sobretudo montante disponível para execução nas universidades, uma vez que sem essa aprovação, não sabemos qual valor será destinado para cada instituição de ensino superior”, pontua Suzane.

Também neste segundo dia, foi discutido e apresentadas questões sobre o combate à evasão e o aumento da taxa de ingresso no ensino superior; preocupação geral de todas as instituições participantes. Além disso, foi pauta do governo federal um olhar sobre as licenciaturas, além de questões relacionadas à assistência estudantil como a regulamentação da política do PNAE para implementação nas universidades.

Por fim, também foram debatidos temas pertinentes à própria Andifes, como a apresentação de relatos acerca de fóruns e colégios que compõem a Associação, como o Fórum dos Pró-reitores de Gestão de Pessoas e o Fórum dos Gestores de Planejamento - espaço este em que se debateu a perspectiva do orçamento das universidades para 2025. “Houve uma manifestação dos reitores de uma preocupação que este orçamento, ainda que seja um pouco maior do que o de 2024, é insuficiente para que todas as instituições possam trabalhar adequadamente, a exemplo de ações custosas e extremamente necessárias como a manutenção predial e o investimento nos laboratórios de ensino”, detalhou a reitora.

Em um balanço final sobre sua participação no evento, Suzane considera o encontro muito proveitoso, uma vez que, enquanto reitora da FURG, teve a oportunidade de dialogar com outros reitores para estabelecer e reforçar compromissos de trabalho conjunto, pensando a qualidade e a qualificação do ensino superior no Brasil. “Além disso, pude iniciar uma conversa com o próprio Ministério da Educação, estabelecendo que, em breve, cumprirei agenda em Brasília para que a gente possa tratar de questões mais específicas da nossa Universidade”, concluiu a reitora.

 

Galería

Evento aconteceu na Ufop, de 22 a 23 de janeiro

Divulgação/Andifes