DEBATE

Em evento virtual, FURG debate inserção da Extensão como componente curricular

Seminário foi transmitido ao vivo pelo canal da FURG no Youtube

Na tarde desta segunda-feira, 14, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) promoveram um seminário virtual para debater a inserção da extensão na grade curricular dos cursos de graduação. O evento, que contou com transmissão ao vivo pela Canal da FURG no Youtube, reuniu estudantes, professores, técnicos-administrativos em educação e representantes da comunidade externa na finalidade de ouvir diferentes perspectivas para tornar o processo mais eficiente, ágil e assertivo.

Durante a abertura, o reitor Danilo Giroldo destacou a importância da inserção curricular da extensão considerando seu papel na formação de profissionais conscientes da realidade social. “O assunto tem sido tratado com muito zelo, porque faz parte da cultura institucional da FURG: a proximidade com a comunidade. Ao curricularizar a extensão, cria-se a oportunidade de ampliar o horizonte de atividades além de permitir trabalhar com um número muito maior de pessoas, aproximando cada vez mais a universidade da comunidade externa e também dos seus estudantes”, apresentou o gestor.

Para Danilo, o Seminário é responsável por culminar um processo de construção coletiva muito debatido dentro da instituição, e, dessa forma, edifica sobre bases sólidas decisões importantes para o contexto acadêmico, ouvindo diversos lados e encontrando diferentes perspectivas de apreciação. “Essa tem sido a prática na nossa universidade quando da construção de políticas institucionais. Hoje temos uma base sólida e muito bem debatida com a comunidade pra que esse processo possa se encaminhar da melhor forma”, complementou.

Além do reitor, estiveram presentes durante a abertura, também, o vice-reitor Renato Duro Dias; o pró-reitor de extensão e cultura, Daniel Prado; o diretor de extensão, André Lemes; e a diretora de avaliação e desenvolvimento da graduação, Luiza Machado da Silva, representando a pró-reitora de graduação, Sibele Martins.

A importância da extensão para a formação acadêmica

Para o reitor, a extensão é uma ferramenta educacional que promove não apenas o impacto direto - reverberado pelas atividades desempenhadas junto a comunidade -, mas também, promove oportunidades de formação para os estudantes envolvidos. “Aqui estamos falando de um papel fundamental em formar pessoas plenamente conscientes e que se reconheçam enquanto atores sociais no combate à profunda desigualdade que constitui o nosso país; ou seja, formar profissionais que reconheçam o abismo social, e, para além do reconhecimento, possam também desenvolver a práxis de atuação na intervenção desse quadro”, pontuou Danilo.

O evento foi dividido em três momentos: após a abertura, a primeira atividade consistiu em um painel com o tema “o processo de inserção curricular da extensão nos cursos de graduação da FURG”, em que o processo e o resultado dos diversos debates internos foram apresentados de forma detalhada para pleno conhecimento dos participantes; a ação envolveu representações da Proexc, Prograd, comissão de curricularização, comunidade estudantil e comunidade externa. Em seguida, foi realizada uma discussão em grupos para que, por fim, acontecesse a plenária final de apresentação dos relatos obtidos na atividade anterior, a fim de pautar todo o trabalho a ser realizado nas próximas etapas de regulamentação e implementação da curricularização na FURG.

De acordo com Daniel, o seminário representa um momento especial na vida da universidade. “A extensão estreita os laços com a comunidade externa e oferece para ela uma universidade que contribui com as pessoas e o seu entorno. A curricularização da extensão é uma peça chave, absolutamente tática para que a gente possa cada vez mais ser um espelho da comunidade externa, e assim, tornar a FURG um vetor de desenvolvimento e um vetor de transformação e formação na vida dos nossos alunos”, afirmou o pró-reitor.

O debate na FURG: mais de 2 décadas de preparação

Com a aprovação da lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o plano nacional de educação (2001 a 2010), a FURG passou a considerar o tema da inserção curricular da extensão, especialmente porque, no documento, assegurava-se a expectativa do cumprimento de, no mínimo, 10% do total de créditos exigidos para a graduação em atividades extensionistas. Mesmo a implantação não tendo avançado em âmbito nacional na ocasião, internamente, a universidade – considerando a importância da extensão para a formação acadêmica e cidadã -, iniciou um processo de debate para a criação de uma política interna de extensão.

Em 2009, com a construção do novo plano nacional de educação, retomou-se a instrução de resguardar o crédito curricular mínimo de 10% para atividades extensionistas, intensificando o debate nas universidades federais e, em especial, na FURG, que já vinha construindo uma base sólida na apreciação do tema. Seis anos mais tarde, em 2015, a universidade aprova sua política interna de extensão. Imediatamente após a aprovação é criada a primeira comissão responsável pela análise e avaliação para inserção curricular da extensão nos cursos de graduação da universidade (Portaria 286/15).

Em 2018, o MEC homologa a Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação, que estabeleceu as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, regimentando a curricularização da extensão, com prazo estipulado de implementação para dezembro de 2021. A partir dessas instruções, a FURG seguiu seu processo de construção coletiva com as unidades acadêmicas, ocasião que resultou na primeira minuta de resolução da curricularização da extensão na universidade.

Em 2020, em virtude da pandemia de covid-19, o Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer 498/2020, ampliou o prazo para conclusão do processo até 19 de dezembro de 2022. No ano seguinte, a Comissão Interna foi recomposta e ampliada, passando a integrar representantes da Proexc, Prograd, Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) e dos Comitês de Extensão e Graduação. A missão principal da nova comissão era finalizar o texto base da Resolução a ser enviada ao Conselho de Ensino, Pesquisa Extensão e Administração (Coepea) para aprovação e, conjuntamente, elaborar o texto base de uma Instrução Normativa para regulamentar o processo interno.

Com as propostas construídas, a comissão iniciou uma rodada de apresentação e diálogo aos diretores das unidades acadêmicas e coordenadores de cursos de graduação, trabalhando de forma gradual e buscando ouvir as demandas trazidas em retorno. O Objetivo desses diálogos era apresentar o processo interno para toda comunidade universitária, dirimindo dúvidas e coletando contribuições para qualificar os documentos em elaboração antes da submissão ao Coepea.

As discussões coletivas tomaram lugar nos meses de novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Durante o mesmo período, o Programa Trilhas das Extensão, realizado por meio de uma parceria entre a Proexc e a Secretaria de Comunicação da FURG (Secom), apresentou cinco episódios com diálogos sobre a curricularização da extensão.

Todo esse processo de mais de duas décadas de trabalho e construção culminou na tarde desta última segunda-feira, 14, com a realização do Seminário Institucional Sobre a Inserção Curricular da Extensão na FURG.

Próximos passos

Agora, após o evento, cabe à comissão a tarefa de concluir as escritas dos documentos - envolvendo envolvendo a proposta de Resolução e Instrução Normativa -, para posteriormente submeter à apreciação do Coepea. De acordo com informações da Proexc, cada unidade acadêmica já possui a tarefa de constituir a sua comissão interna para diagnóstico e elaboração da proposta de reformulação curricular dos cursos sob seus respectivos cuidados administrativos. A Comissão de Curricularização estará em contato direto com as comissões das unidades para assessorar e auxiliar no processo.

Os cursos terão até o dia 22 de julho de 2022 para apresentarem suas propostas. O processo deverá estar concluído, e com os novos programas aprovados, até 19 de dezembro de 2022.

As minutas dos documentos em elaboração e demais documentos normatizadores e orientadores do processo de curricularização da extensão podem ser acessados na aba “Curricularização da Extensão”, no site da Diretoria de Extensão da FURG (Diex), clicando aqui.