CORTES

Em audiência pública, reitora e vice-reitor apresentam situação orçamentária da FURG

Proponente foi o vereador Rovam Castro

Foto: Karoline Avila

A reitora Cleuza Maria Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo apresentaram os impactos do corte orçamentário do Ministério da Educação (MEC) à FURG nesta quinta-feira, 7, em audiência pública na Câmara de Vereadores de Rio Grande. Na oportunidade, o diretor-geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Rio Grande, Alexandre Machado, também se posicionou sobre o tema.


O debate foi presidido pelo vereador André Lemes (PT). Durante a apresentação, a reitora Cleuza Dias apresentou a história da universidade – que completa 50 anos em agosto –, a estrutura e o desenvolvimento da instituição ao longo dos anos, além de sua importância econômica para a metade sul do Estado. “O que mais temos feito nesse ano do cinquentenário da FURG é defendê-la. É algo que a sociedade brasileira como um todo deveria estar fazendo, unida: apoiar as universidades públicas”, ressaltou. “Foi uma luta de muitos anos para chegarmos a esse projeto de universidade de hoje, e que ainda está em construção. Com a mudança política de um país, às vezes se perde com facilidade tudo o que se construiu até aqui. É importante que a sociedade reconheça o papel que a FURG tem neste município, na região, e o que ela representa para a nação brasileira e também fora dela”, completou a reitora. Em sua fala, o vice-reitor Danilo Giroldo abordou a situação financeira da FURG após o corte de 30% anunciado no fim do mês de abril pelo MEC. “A redução do orçamento resultante do corte e do contingenciamento compromete seriamente as atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico tão essenciais para o desenvolvimento qualificado da nação”, enfatizou. “Não basta as pessoas entrarem na universidade pública, é preciso que elas permaneçam nela, com alimentação, moradia e transporte. Querem nos transportar para a década de 90, quando apenas quem possuía condições socioeconômicas tinha acesso à universidade”, avaliou o proponente da audiência, Rovam Castro.

Também estiveram presentes no plenário representantes de sindicatos e estudantes, além de pró-reitores da FURG, o ex-reitor João Carlos Cousin, os vereadores Edson Lopes, Luciano Gonçalves e Professora Denise, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Reyes, entre outras autoridades.