MOSTRA CIENTÍFICA

Dois projetos do campus FURG-SAP são aprovados em chamada nacional de feiras e mostras científicas

Outros dois projetos da FURG (SLS e Carreiros) foram contemplados

Foto: Fernando Kokubun

O campus FURG SAP teve dois projetos contemplados na chamada nacional de financiamento à feiras e mostras científicas, cujo resultado final foi divulgado em 29 de agosto. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), investirá R$ 20 milhões para apoiar 345 propostas em todo o país.

Por meio da chamada pública lançada em novembro de 2024, o CNPq recebeu 434 propostas nos níveis municipal, estadual, distrital e nacional e de escolas em tempo integral em municípios com até 100 mil habitantes. Das 345 propostas contempladas, 12 são de feiras e mostras científicas nacionais, 81 estaduais, 20 para eventos em escolas em tempo integral e 232 eventos municipais.

Projetos selecionados do campus SAP:

O primeiro projeto aprovado é a Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (SAP), coordenada pelo professor Charles Guidotti, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, a Mostra chega à sua 17ª edição em 2025, consolidando-se como um espaço de integração entre universidade, escolas e comunidade.

Com atividades iniciadas em março, o projeto envolve formação de professores e feiras escolares, culminando na etapa municipal nos dias 16 e 17 de setembro, no campus FURG-SAP, unidade UBP. Para o professor Charles, a Mostra é “um importante agente de divulgação e popularização científica na região, fomentando criatividade e inovação pedagógica”, explicou.

O segundo projeto selecionado é a II Mostra de Iniciação Científica de Caraá (MICC), coordenada pelo professor Fernando Kokubun, também em parceria com a Prefeitura Municipal. A feira reunirá trabalhos de todas as escolas do município, desde a educação infantil até o ensino médio, com previsão de participação de cerca de 50 projetos. O evento está agendado para 31 de outubro, no Ginásio Jorge Von Satiel, em Caraá.

Conforme o professor Kokobun, que foi um dos incentivadores da Mostra em Santo Antônio da Patrulha, a proposta segue para o município de Caraá, com os mesmos objetivos: “melhorar indicadores educacionais, estimular a formação de estudantes e docentes pesquisadores e fomentar experiências inovadoras que integrem ensino e prática escolar”, afirmou

Outros projetos da FURG:

Além dos dois projetos do campus SAP, também foram contempladas a Feira do Conhecimento, do campus São Lourenço do Sul, e a Feira das Ciências, do campus Carreiros (Rio Grande).

 

 

Galería