PARTICIPAÇÃO

Divulgada a abertura do processo de consulta para a superintendência do Hospital Universitário

Período de campanha acontece de 6 a 24 de novembro; votação será realizada em caráter online no dia 25

Foto: Acervo

Em novembro deste ano, o Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) passará pelo importante processo de consulta para eleição da nova superintendência, que guiará a unidade até 2030. Os candidatos interessados em colocar-se à disposição deverão estar de acordo com os termos previstos e aprovados na resolução nº 68 (de 26 de setembro de 2025), e deverão realizar suas inscrições na próxima quarta-feira, 29, por meio do Protocolo Digital da FURG – disponível aqui.

Instalação da Comissão Especial e Comissão Técnica

Como primeiro passo do processo de consulta, a instalação da Comissão Especial, realizada no início de outubro, determina um grupo de representantes de diversos espaços da instituição como o Conselho Universitário (Consun), sindicatos, graduação e pós-graduação, que conduzirá as atividades do período, zelando pelo regramento e pela lisura do processo.

Compete à Comissão Especial, também, coordenar a divulgação do processo; solicitar às pró-reitorias competentes e à Divisão de Gestão de Pessoas do HU-FURG/Ebserh as relações nominais, em ordem alfabética, dos servidores, empregados públicos e discentes aptos a participar; divulgar a listagem dos votantes e decidir sobre eventuais recursos; subsidiar a comissão técnica com as informações necessárias à operacionalização do sistema de votação; e analisar e decidir sobre a homologação das inscrições dos candidatos conforme as normas vigentes; e, por fim, elaborar o relatório final com os resultados da consulta e encaminhá-lo à Presidência do Consun para homologação e posterior indicação pela Reitora.

A Comissão Técnica, por sua vez, é composta por dois representantes do Centro de Gestão de Tecnologia de Informação (CGTI). A essa equipe compete a implementação e manutenção do sistema de votação online Helios para a realização da consulta, e também, oferecer suporte técnico durante todo o período de votação.

Sobre a Campanha

A campanha tem início previsto para o dia 6 de novembro e se estende até o dia 24 do mesmo mês; neste período cabe aos candidatos divulgar suas propostas dentro dos limites do debate de ideias e da defesa do projeto contido nos programas de gestão. Após esse período, os candidatos deverão retirar todo o material de promoção no prazo de até 72 horas após encerrada a consulta.

Sobre a votação

A consulta está marcada para o dia 25 de novembro, com a abertura do sistema de votos a partir das 00h01, se estendendo até às 23h59. A Comissão Especial e a Comissão Técnica acompanharão a abertura e o andamento do processo até seu encerramento.

A apuração será realizada por ambas as equipes, imediatamente após o término da votação. Recebidos os resultados, a Comissão Especial procederá à atribuição dos pesos para as classes votantes, conforme indicado na resolução que rege o processo.

Sobre os recursos

Caberá recurso durante três etapas do processo: inscrição de candidatos; lista de votantes; e resultado. A interposição de recursos, devidamente fundamentados, deverá ser direcionada à Presidência da Comissão Especial e realizada por meio do Protocolo Digital da FURG, observado o cronograma disponível a seguir. Todos os recursos referentes à Consulta serão julgados pela Comissão, que dará conhecimento da decisão ao requerente. Dessas decisões caberá recurso ao Conselho Universitário.

Cronograma

O processo, iniciado no dia 8 de outubro com a Instalação da Comissão Especial, terá sua próxima etapa nesta quarta-feira, 29, com a Inscrição de Candidatos; ainda em outubro, no dia 31, acontecerá a Homologação e Divulgação das inscrições. Em novembro, a primeira data estipulada é destinada à Interposição de Recursos, relacionado à inscrição, janela que acontece na primeira segunda-feira do mês, 3. Na quarta-feira, 5, será realizada a Divulgação Final das Inscrições Homologadas, e, também, a divulgação da listagem dos votantes.

O período da campanha se estende de 6 a 24 de novembro; e, de 6 a 7 de novembro abre-se a janela para Interposição de Recurso relacionados à lista de votantes. No dia 12 será realizada a Divulgação da Listagem Final de Votantes. A votação está prevista para o dia 25, das 00h01 às 23h59min, com a posterior divulgação do resultado no dia seguinte, 26.

O último período de recursos acontece no dia 27, relacionado ao próprio resultado. Após essa etapa, no dia 28, será feita a Divulgação Final do Resultado; a última data do processo é referente à Homologação do Resultado pelo Conselho Universitário, marcada para o dia 5 de dezembro.

Para acompanhar o processo de consulta, fique atento aos canais oficiais da FURG nas redes sociais e, também, aos canais de comunicação do HU-FURG/Ebserh. Em caso de dúvidas, a Comissão coloca à disposição o e-mail: consultahu2025@furg.br