SAÚDE

Diretoria de Atenção à Saúde alerta sobre a importância de prevenir a obesidade

Dia alusivo ao combate da obesidade estimula conscientização acerca do tema

Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade e ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, referente a data de 11 de outubro, a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), alerta sobre a importância de uma boa alimentação, prática de atividades físicas e adoção de hábitos de vida saudáveis, os quais auxiliam na prevenção do surgimento de doenças crônicas e da obesidade, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. O sedentarismo, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com excesso de fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.

Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade é causada por uma série de fatores, entre eles nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. É possível identificar o excesso de peso baseando-se no índice de massa corporal (IMC). Este é um cálculo simples que permite avaliar o estado nutricional de indivíduos, dado por meio de uma classificação geral, obtido a partir de um valor estimado pela relação entre peso e altura, expresso em kg/m2. Para fazer o cálculo, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.

Essa classificação tem diferentes pontos de corte que variam de acordo com a idade e sexo (menores de 19 anos de idade); de acordo com a idade gestacional (em mulheres grávidas) e entre idosos. Para a classificação do estado nutricional, são adotados os seguintes pontos de corte, segundo o valor do Índice de Massa Corporal do adulto:

- Menor que 18,5 - Baixo peso

- 18,5 a menor que 25 – Eutrófico ou peso adequado

- 25 a menor que 30 – Sobrepeso

- 30 a menor que 35 - Obesidade Grau I

- 35 a menor que 40 - Obesidade Grau II

- Maior que 40 - Obesidade Grau III