EXPOINTER

Diretor do Complexo de Museus é homenageado com Troféu Guri

Lauro Barcellos foi um dos agraciados na 23ª edição do evento; cerimônia foi realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio

Foto: Divulgação

Diretor do Complexo de Museus da FURG, o museólogo Lauro Barcellos foi um dos agraciados com o Troféu Guri. Em sua 23ª edição, a premiação é tradicionalmente concedida pela RBS TV durante a Expointer, em Esteio.

A cerimônia de homenagens aconteceu na Casa RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, na noite de terça-feira, 30, após um hiato de 2 anos em razão da pandemia. Os comunicadores Andressa Xavier e Pedro Ernesto Denardin conduziram a noite.

Considerado uma referência internacional pelo trabalho realizado como diretor do Museu Oceanográfico do Rio Grande, Barcellos recebeu a distinção com muita emoção. Relembrou a importância dos "mestres queridos" que o "iluminaram, ensinaram e tiveram a paciência de me levar da juventude até hoje, com todo esse ânimo, olhando para o mundo e para as pessoas". Entre os nomes citados em seu discurso, estiveram Eliézer de Carvalho Rios, Judith Cortesão e Francisco Martins Bastos.

Criado há 24 anos, o Troféu Guri busca valorizar nomes gaúchos que contribuem para o desenvolvimento do Estado e para a cultura do Rio Grande do Sul. Além de Lauro Barcellos, outras 11 personalidades foram homenageadas pelo Grupo RBS, por se destacarem em suas atividades e ajudar a levar a marca do Rio Grande do Sul para além de suas divisas. Neste ano, os homenageados representam áreas como agronegócio, música, tecnologia, saúde e inovação.

Duas distinções póstumas foram entregues em memória de profissionais que faleceram neste ano: Armindo Antônio Ranzolin e David Coimbra.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.