Avaliação da Gestão

Desenvolvimento do Programa de Gestão foi apresentado a gabinete ampliado e conselhos superiores

Gestores divulgaram as ações prioritárias e estruturantes do gabinete e das pró-reitorias

Nos dias 05 e 06 de agosto, após completar seis meses de gestão, o reitor Danilo Giroldo e o vice-reitor Renato Duro apresentaram , respectivamente, ao gabinete ampliado e aos conselhos superiores, o desenvolvimento do Programa de Gestão neste 1º semestre de trabalho. O gabinete ampliado é formado pelas coordenações e direções das pró-reitorias e órgãos vinculados e de assessoramento à Reitoria, além das pró-reitoras e pró-reitores. Já a reunião com os conselhos superiores contou com expressiva participação de conselheiras e conselheiros tanto do Conselho Universitário, quanto do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração.

O Programa apresentado nas reuniões tem como premissa a conexão com as propostas construídas junto à comunidade acadêmica durante o período da pesquisa de opinião para o cargo de Reitor, e a articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2022) da FURG. Para tanto, paralelamente à realização das atividades de rotina da administração, a gestão estabeleceu um conjunto de ações estruturantes prioritárias a serem desenvolvidas pelo gabinete da reitoria, órgãos vinculados e de assessoramento, e pelas pró-reitorias de Extensão e Cultura; Graduação; Pesquisa e Pós-graduação; Inovação e Tecnologia da Informação; Assuntos Estudantis; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Infraestrutura; e Planejamento e Administração a fim de atender ao planejamento proposto para a universidade.

O reitor da FURG iniciou sua fala, em ambas as reuniões, apontando o grande desafio que é estabelecer uma nova gestão neste momento de pandemia, cujas atividades encontram-se, majoritariamente, na forma não presencial em que principal desafio é adaptar as rotinas para o trabalho remoto emergencial. “Essa apresentação é uma oportunidade de analisar de forma integrada o que cada área está desenvolvendo. É um esforço de traçar um panorama transversal das ações prioritárias em execução em toda a estrutura administrativa da FURG”.

“Esse é um momento muito rico para a gestão. Ficamos felizes com o comprometimento e empatia dessa equipe, em que a pandemia ainda nos exige o isolamento social e o trabalho remoto. Através dessa apresentação e suas contribuições, teremos apoio e suporte bem alinhados para dar continuidade a essa gestão coletiva”, enfatizou o vice-reitor Renato.
Nos momentos abertos às considerações, diversos membros do gabinete ampliado e dos conselhos superiores se manifestaram e enfatizaram a importância desse momento, em que é possível visualizar de forma ampla as ações já realizadas ou em planejamento nos diferentes segmentos da universidade.

Reitor e vice encerraram dizendo sobre a importância da manutenção desses espaços, pois é através dele que se mantém o senso do coletivo. “Cada um com o seu fazer contribui coletivamente para a missão e a função social da universidade”, disse Giroldo, que complementou: “esse momento difícil vai passar e a universidade vai ficar, pois sabemos da importância e competência das pessoas que fazem a FURG”.