DOCÊNCIA

Defesa e fortalecimento marcam Seminário Institucional do Pibid

Evento chega a sua 20ª edição com troca de experiências e relatos entre estudantes

Foto: Fernando Halal/Secom

“Práticas Educativos em Rodas de Formação Acadêmico-Profissional de Professores”. Este foi o tema do 20º Seminário Institucional do Pibid que aconteceu nesta quinta-feira, 21, no Cidec-Sul do Campus Carreiros.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atua na promoção da formação de professores por meio do estudo investigativo do cotidiano da escola, possibilitando assim a articulação entre a teoria e a prática. A 20ª edição do seminário marca o encerramento das atividades do edital 7/2018, que proporcionou a articulação entre a FURG e as escolas da Educação Básica.

Falando diretamente com os integrantes do Pibid, a coordenadora institucional do projeto, Elaine Pereira, enfatizou que o seminário é feito para os estudantes: “esse ano tem um viés diferente, porque nosso objetivo é ouvir e dialogar com vocês nas rodas de conversa”. A docente se emocionou ao reforçar a luta pela educação e, principalmente, pela manutenção do Pibid. “Nós sabemos que é preciso se reinventar sempre, principalmente no momento atual. Lutar não é brigar. Lutar é levantar uma bandeira e assim mostrar que eu sou professora”, pontuou.

O pró-reitor de Graduação, Renato Dias, representando a reitoria da FURG, iniciou sua fala com a reafirmação do compromisso da universidade com as licenciaturas. “Temos que ter a coragem de continuar lutando e tendo esperança na defesa da docência”, enfatizou o professor, que ainda comentou do potencial das ações elaboradas pelo Pibid.

Simone Anadon, diretora pedagógica, representando da Pró-reitoria de Graduação, falou do momento especial e delicado que o Pibid vive, bem como da sua experiência dentro do projeto. “Também já fui pibidiana e entendo que o Pibid foi o primeiro programa na minha carreira que efetivamente se preocupou em estimular e incentivar a docência”. Ao falar sobre o programa dentro da FURG, Simone ressaltou o reconhecimento do Pibid dentro e fora da universidade, e enfatizou que os esforços “para defesa e manutenção desse programa devem ser fortes”.

Representando as escolas da rede municipal de ensino, a secretária de Município da Educação (Smed), Vanessa Pintanel, que já participou do Pibid, disse que o projeto possibilitou, além de atuar na área de formação, momentos de trocas e reflexões. “O Pibid é uma oportunidade, tanto para os professores quanto para os estudantes, de escreverem uma narrativa diferente da sua docência”, reforçou.

A coordenadora da 18ª Regional de Educação (CRE), Greici Kraus, representando as escolas da rede estadual de ensino, falou sobre as dificuldades relacionadas à educação e da satisfação de ver os estudantes que participam do Pibid no seminário. Para Greici, “é muito gratificante ver que alguém ainda acredita na educação, mesmo diante de tantos desafios”. A professora ainda ressaltou que as experiências e a troca de conhecimento marcam as vidas docentes de cada um.

Após a mesa de abertura, foi realizada a roda de formação “Como nos tornamos professores do Pibid? Elementos construtivos da identidade docente” e, em seguida, uma síntese geral das discussões elaboradas na roda de conversa.

O evento segue durante a tarde, com apresentações individuais e coletivas em forma de sarau ilustrado das atividades realizadas pelos estudantes e com o ato em defesa da permanência do programa #FicaPibid. 

 

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Representando a reitora da FURG, o pró-reitor Renato Dias defendeu a luta pelo Pibid

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom