CRIARG

Dada a largada para a 2ª edição do Seja FURG

Ação tem suas raízes na tradicional Semana Aberta da universidade, criada em 1996

Foto: Fernando Halal/Secom

Durante a cerimônia de abertura do CriaRG 2023, o reitor em exercício, Renato Duro Dias, representou a FURG, ao lado de autoridades da gestão municipal e do setor empresarial da cidade do Rio Grande, os quais reforçaram o papel transformador da inovação e da educação para o desenvolvimento do território. Nos próximos dias, estudantes da rede pública e privada do município poderão participar de uma vasta programação construída com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; incluindo o evento Seja FURG. Neste ano, a ação acontece no complexo da Nova Rheingantz.

A ação é composta por uma mostra de projetos oriundos de todas unidades acadêmicas da universidade para apresentar aos estudantes concluintes do ensino médio as possibilidades que a instituição oferece.

Sobre o Seja FURG

Criado inicialmente em 1996 e em outro formato, a primeira edição da então Semana Aberta da FURG tinha a intenção de promover integração e troca de saberes entre a universidade e os estudantes de Ensino Médio da cidade e da região. Ao longo dos anos, a ação foi adaptando-se e modernizando-se, conforme o desenvolvimento vivido nas últimas duas décadas. Marcando a nova fase, a Semana Aberta ganhou um novo nome, que reflete o seu potencial agregador: Seja FURG.

Capitaneado pela equipe da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), o formato atual aconteceu pela primeira vez em 2022, ocasião na qual o Seja FURG integrou a programação do CriaRG – iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal do Rio Grande que congrega o mesmo público-alvo. “A FURG tem orgulho imenso de poder participar desde a origem dessa ação que envolve algumas trajetórias significativas, especialmente com relação à inovação e ao empreendedorismo”, afirmou o reitor em exercício.

Até o dia 30 de novembro, mais de 20 estandes de divulgação de projetos de graduação, pesquisa, extensão e inovação estarão disponíveis para visitação, todos com equipes multidisciplinares de estudantes e professores para oferecer informações complementares sobre os trabalhos. Os expositores aproveitam o espaço, também, para apresentar experimentos práticos, brincadeiras, folders e materiais com o intuito de instigar a curiosidade dos estudantes.

Para a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, apesar de todo desafio de conseguir sair de dentro dos muros da universidade, o sentimento de poder estar mais próximo da comunidade é muito gratificante para a instituição. “É um prazer poder fazer parte desta grande ação. Este é o segundo ano que participamos com o Seja FURG junto ao CriaRG; e nesta edição tivemos o grande desafio de sair de dentro da universidade e vir para o espaço da Nova Rheingantz. A FURG é uma universidade pública, que todos podem acessar, e momentos como este em que podemos nos aproximar da comunidade são muito gratificantes. Gostaria de ressaltar que nossa participação junto ao CriaRG representa um enorme convite para que cada estudante aqui possa vir a fazer parte dessa instituição. sejam FURG, não deixem essa oportunidade passar”, concluiu a professora durante a cerimônia de abertura.

Sobre o CriaRG

Além do Seja FURG, o CriaRG é composto por palestras, exposições, ações de parceiros, apresentações e, por fim, a grande final do Hackathon. Esse tipo de evento é constituído por uma maratona que une recursos tecnológicos e criativos em busca de soluções inovadoras. Ao todo, 30 equipes de 60 escolas estaduais e municipais da rede pública debruçaram-se sobre diferentes problemáticas do município para propor soluções inovadoras e aplicáveis.

Destes grupos, dez finalistas disputam o pódio nesta edição; o resultado será divulgado junto à cerimônia de encerramento, marcada para o final da tarde desta quinta-feira, 30.

 

Galería

Fernando Halal/Secom