COMEMORAÇÃO

Cursos de História e Geografia comemoraram a passagem de seus aniversários

Professores e técnicos foram homenageados

Foto: Fernanda Cadaval

Os cursos de História e Geografia da FURG comemoraram no final de outubro 40 anos de licenciatura e 30 anos de bacharelado de cada uma das áreas. Ao longo do dia 24, diversas atividades foram realizadas alusivas à data, como o plantio do “Bosque da Geo”, em parceira com a Coordenação de Gestão Ambiental, da Proinfra. E no final do dia uma confraternização reuniu professores, técnicos e estudantes de ambas as graduações, para prestar homenagem aos docentes que fizeram e ainda fazem parte da história dos cursos.

O evento foi organizado pelo Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi) e contou com a presença da reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias, do pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Porciúncula Prado, da diretora do Ichi, Derocina Alves Campos Sosa, da coordenadora dos cursos de Geografia, Susana Maria Veleda da Silva, do coordenador dos cursos de História, Rodrigo Santos Oliveira e ainda do professor José Vicente de Freitas, decano dos cursos de História.

Na ocasião a reitora Cleuza Dias parabenizou os estudantes, técnicos e professores e mencionou a importância dos cursos na formação de professores e de bacharéis e também dos cursos de pós-graduação, que propiciam a especialização dos profissionais para a excelência de sua atuação. “Neste ano em que a universidade completa 50 anos, em um período difícil político, econômico e social, em que as universidades federais, a ciências e os professores estão sendo pouco valorizados, poder comemorar os 50 anos da FURG, os 40 anos de licenciatura e 30 anos de bacharelado é a oportunidade de mostrar para a sociedade o quanto produzimos de conhecimento, a contribuição na formação de pessoas, o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão. Isso nos dá uma energia e a certeza que devemos sim, continuar defendendo essa universidade pública, gratuita, laica e sócio-referenciada, como a FURG”, afirmou a reitora.

Além disso, professora Cleuza lembrou que a FURG nasceu pelo interesse da comunidade e tem em sua vocação o olhar para o contexto local e regional e também para os sistemas costeiros e oceânicos. Dessa forma e pela construção desse olhar, os cursos de História e Geografia ajudam a perceber essas relações que se estabelecem neste ambiente, como a integração de histórias, de pessoas e de mundos.

Após as falas e homenagens aos professores e técnicos na ativa e aposentados, todos cantaram os parabéns finalizando as comemorações.

 

 

 

Galería

Alunos, professores e técnicos dos cursos de História e Geografia participaram do momento de confraternização

Fernanda Cadaval