AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

CPA dá início a processo de eleição de acadêmicos participantes

Estudantes de gradução e pós têm a chance de contribuir em processos avaliativos da FURG

Estudantes de graduação e pós-graduação da FURG terão, mais uma vez, a oportunidade de escolher seus representantes para compor a Comissão Própria de Avaliação (CPA). A eleição ocorrerá entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2021, via consulta eletrônica através do site de Consultas da universidade.

As inscrições das chapas devem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 8. Estudantes regularmente matriculados poderão compor suas chapas da seguinte forma: com um(a) representante titular e um(a) representante suplente, e a chapa precisa ser formada por alunos que estejam no mesmo nível, em graduação ou pós-graduação. Para se candidatar, basta preencher o formulário de inscrição anexado abaixo, e enviá-lo para o e-mail dai@furg.br até as 23h59min do dia 22 de março de 2021. Os resultados de cada etapa serão divulgados no sites da FURG e da Avaliação Institucional. Os mandatos terão vigência de 2 anos.

Para o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, "participar da CPA é uma grande oportunidade para os estudantes vivenciarem e conhecerem mais a universidade, e conseguir contribuir para o seu desenvolvimento".

Entre os processos avaliativos realizados pela Comissão, estão a autoavaliação institucional, bibliotecas, RUs, avaliação das turmas e a avaliação do ensino não presencial. A CPA é responsável pela condução dos processos de avaliação internos da universidade, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC. Sua atuação é autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição. As avaliações realizadas pela Comissão subsidiam o planejamento das unidades.

Na FURG, a CPA é composta por 33 membros titulares e seus suplentes, sendo eles representantes dos estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, docentes, TAEs, servidores aposentados e comunidade externa.

A Comissão de Avaliação trabalha com o apoio da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI/Proplad) na execução de todas suas atividades. Dentro da Comissão, são criados Grupos de Trabalho para melhor divisão de tarefas e efetividade. A CPA também conta com a contribuição de convidados como a Ouvidoria e a Diretoria de Planejamento (Diplan/Proplad), e diversos outros parceiros colaborando com suas experiências e conhecimentos.

Uma experiência gratificante

O estudante Pedro Henrique Barcarolo, que cursa o último ano em Matemática, classifica a sua experiência na CPA como "muito gratificante". Natural de Santa Rosa (RS), ele ingressou na Comissão em 2017, como estagiário na Diretoria de Avaliação Institucional (DAI). Por fazer parte da equipe da DAI, de 2017 a 2019, ele conta que sua participação era mais assistiva dentro da CPA. "Com isso, aos poucos, fui compreendendo a grande importância que a avaliação tinha para a nossa universidade", observa. "Entretanto, também notei que a participação discente de graduação sempre foi baixa, ou nula, e passei a perceber que as vozes destes eram de grande importância para as decisões, para as visões e discussões abordadas na comissão", completa ele. Ao finalizar o período de estágio, Barcarolo percebeu que poderia dar a sua contribuição à CPA.

Assim, o aluno candidatou-se à eleição de 2019 e passou a integrar a Comissão. "Minha experiência na Comissão Própria de Avaliação sempre foi de grande aprendizagem, tanto em temas voltados à avaliação, quanto a assuntos interpessoais e de funcionamento da universidade como um todo", ressalta. "Todos os participantes, sejam professores, alunos ou técnicos, são acessíveis e compreensíveis e te deixam à vontade para levar a voz de discentes. Esta experiência nos proporciona a oportunidade de vivenciar todas as áreas da universidade em várias perspectivas, várias percepções, entendimentos e compreensões. Ser representante foi excepcional em minha formação", conclui o futuro matemático.

Histórico

Com a promulgação da Lei do Sinaes (Lei nº 10.861/2004) em 2004, a FURG constituiu uma comissão que elaborou o “Estudo para Elaboração do Processo de Autoavaliação da FURG” que, além de sugerir a criação da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), elaborou a proposta de constituição e regimento da Comissão Própria de Avaliação a ser submetida ao Conselho Universitário. A CPA da FURG foi criada com as atribuições de “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep”. Em abril de 2005, eram designados os membros da primeira CPA. A reunião para sua implantação ocorreu dias depois.

Em seu primeiro ano, a CPA realizou, assim, o trabalho de adaptar e executar o Projeto de Autoavaliação Institucional, processo que culminou com a realização do I Congresso Institucional de Autoavaliação, em 2006. Em 2015, a CPA, percebendo a necessidade de atualizar o seu regimento em função de se adequar à nova realidade da universidade com as alterações do seu estatuto e regimento geral e a criação de novos campi, começou a discutir e elaborar uma proposta de novo regimento para a sua composição e funcionamento. Esta proposta foi aprovada em reunião do Consun em dezembro de 2016.

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