Os 41 membros do Conselho Deliberativo do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume) tomaram posse na tarde desta terça-feira, 2. A solenidade ocorreu no Cidec-Sul (Campus Carreiros) e foi presidida pelo reitor Danilo Giroldo. O Conselho é constituído por dois estudantes da universidade, dois representantes da comunidade externa, representações das pró-reitorias e das unidades acadêmicas, dos campi - São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha - e também representações indicadas pela Reitoria, contemplando em sua maioria servidores aposentados. A posse se dá a partir da aprovação do novo regimento interno do Nume no dia 8 de dezembro de 2023, durante reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun). O documento renova uma série de normativas que conferem ao Nume organização estrutural relativa à sua capacidade instalada, equipe, gestão, atividades administrativas, finalidades e acervo do museu.
O presidente do Nume, professor Péricles Gonçalves, abriu a cerimônia destacando a presença dos novos membros do Conselho Deliberativo e dos convidados e fazendo um agradecimento a todas as pessoas que desde o início atuaram para que a memória da FURG fosse resguardada. Gonçalves também fez um agradecimento especial à Reitoria da universidade pelo apoio ao Núcleo de Memória. O primeiro momento do encontro teve a fala do reitor Danilo Giroldo, que demonstrou sua satisfação em estar entre as lideranças da universidade e entre pessoas que dedicaram sua via à FURG e que são grandes referências para ele. "Se há uma universidade que pode dizer que sua memória se converteu em cultura institucional e uq está presente nas suas relações pessoais, acadêmicas e administrativas essa é a FURG, pois ela tem uma memória estremamente valorosa que foi forjada na sua fundação e que está presente até hoje entre nós. Então a gente deve muito aos pioneiros que estabeleceram as diretrizes e os caminhos pelos quais a instituição iria seguir. E em uma passada rápida pelo Nume podemos ver o quanto essas diretrizes foram bem fundadas e estruturadas", afirmou Danilo Giroldo.
Aos membros do Conselho Deliberativo do Nume, o reitor disse que eles expressam as representações de estudantes, das unidades acadêmicas, das unidades administrativas, além das pessoas indicadas pelo Gabinete e representações dos Campi de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. "Vocês representam esse novo momento do Nume e a capilaridade que se busca para a construção cotidiana da memória, o que é um grande desafio pois as coisas são muito efêmeras e passageiras", enfatizou o reitor.
Após a fala de Danilo Giroldo, a reunião seguiu para uma segunda etapa, na qual houve a apresentação dos 41 conselheiros. Em seguida, foram feitos encaminhamentos visando à organização do calendário de reuniões, discussão sobre novas diretrizes e das eleições para presidência do Nume.
Memória universitária
O Núcleo de Memória da FURG iniciou suas atividades em 1994, na oportunidade, integrando a programação de comemoração dos 25 anos de fundação da universidade, com a exposição de documentos e objetos que ajudavam a contar a história da instituição. Hoje, o Nume atua na preservação da memória universitária através de acervos, eventos culturais, pesquisas, encontros e contemplação da história e das memórias da FURG, entre outras atividades, com o objetivo de fortalecer os laços afetivos com a comunidade em geral e acadêmica. O Nume, que fica na Asa Leste do prédio do Cidec-Sul, está aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. As visitas para grupos podem ser agendadas através do telefone (53) 3293-5456 ou pelo e-mail nume@furg.br . Para mais informações acesse o site oficial do Nume.
Confira abaixo os membros que compõem o Conselho Deliberativo do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume/FURG).
- Roberta Herman Mesko (Nume/FURG);
- Mozart Tavares Martins Filho (Reitoria e órgãos vinculados);
- Cláudio Paz de Lima, Fernando Jesus Queiros, João Franscisco Troina Reguffe, Norton Mattos Gianuca, Oswaldo José de Paula Barbosa, Ronaldo Picioni Teixeira, Rosane Borges Leite, Ângela Maria Macalossi, Cleusa Maria Luxas de Oliveira, Elisangela Gorete Fantinel e Laurício Antônio Tissot dos Santos (Gabinete do Reitor);
- Adriana Dias Silveira (Prae);
- Cleriston Ribeiro Ramos e Elenise Ribes Rickes (Prograd);
- Juliana de Araújo Machado Teixeira (Proexc);
- Luis Fernando Moretto Tusnski (Proiti);
- Márcia Duarte da Rosa (Progep);
- Renata Gonçalves Noble (Propesp);
- Verena Schmidt Baldoni (Proinfra);
- Adriano Velasque Werhli (C3);
- Rosemery Silva da Silveira (EENF);
- Humbeto Camargo Piccoli (EE);
- Marcos Antônio Satte de Amarante (EQA);
- Péricles Antônio Fernandes Gonçalves (Fadir);
- Aida Luz Bortheiry Neirelles (Famed);
- Carla Amorim Neves Gonçalves (ICB);
- Paulo Renato Lessa Pinto (Iceac);
- Roberta Pinto Medeiros (Ichi);
- Caroline Braga Michel (IE);
- Kelley Baptista Duarte (ILA);
- Leandro da Silva Saggiomo (IMEF);
- Leonir André Colling (IO);
- Darlene Arlete Webler (Campus Santo Antônio da Patrulha);
- Eduardo Saldanha Vogelmann (Campus São Lourenço do Sul);
- Lígia Dalchiavon (Campus Santa Vitória do Palmar);
- Cheila Carvalho e Patrícia Velozo Vaz (Prae - Representação estudantil);
- Jerônimo Silveira Maiorca e Rafael de Sá (Comunidade externa)