Na tarde desta segunda-feira, 13, o reitor Danilo Giroldo, juntamente com o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG recebeu a visita do deputado federal, Alexandre Lindenmeyer (PT). Na ocasião, também estiveram presentes o 1º suplente a deputado estadual, Halley de Souza e o vereador, Rovam Castro. A reunião aconteceu na sala de monitoramento, montada nos interiores do prédio da Secretaria de Comunicação da Universidade (Secom).
A intenção da visita foi conhecer os mecanismos de análise utilizados pelo Comitê, que, através de um modelo computacional de altíssima precisão, é capaz de ilustrar cenários de possível impacto para diferentes áreas da cidade do Rio Grande, com base tanto nas medições do nível da Lagoa dos Patos, quanto nos dados registrados durante o evento de proporções similares que atingiu a região em 1941.
Na oportunidade, a equipe de pesquisadores apresentou os 17 mapas de simulação de impacto atual, elencando as zonas consideradas críticas no município. Segundo o reitor, o modelo oferece precisão no prognóstico, garantindo à Universidade um cenário fidedigno para tomada de decisão. “Nós temos uma ferramenta que prevê com precisão o comportamento das cheias, portanto, estamos monitorando e temos conhecimento sobre o que está acontecendo no município e região" afirmou o Giroldo.
O modelo, segundo o Comitê, é uma importante ferramenta, que pode ser utilizada, inclusive, como balizadora para diversos projetos de gestão. Segundo Lindenmeyer, é extremamente necessário apresentar projetos bem estruturados, baseados na pesquisa e na ciência, para garantir recursos destinados à infraestrutura da cidade e das ilhas, como áreas de contenção, por exemplo.
Além do encontro com o Comitê, a comitiva do deputado visitou os alojamentos, preparados pela Instituição para receber desabrigados e as dependências do CidecSul, onde estão sendo organizadas as ações para auxiliar pessoas atingidas pela enchente.
Semanalmente, o Comitê divulga uma série de Boletins de Acompanhamento do Fenômeno Climático com as mais recentes atualizações para as áreas mais críticas do município do Rio Grande. Continue acompanhando o portal FURG.br e as redes sociais da universidade para conferir todas as atualizações do cenário.