FUTURO DA UNIVERSIDADE

Comissão Especial prepara votação para consulta de opinião à reitoria da FURG

Em processo que ocorrerá online, comunidade acadêmica escolherá gestão da universidade para 2021-2025

No dia 8 de outubro, a comunidade acadêmica da FURG – docentes, técnicos, estudantes – vai indicar, em pesquisa de opinião, sua preferência para reitor(a) e vice para o período de 2021 a 2025. Em contexto de pandemia, a votação será online.

“Esse processo de pesquisa é uma repetição, no sentido de que não é a primeira vez que ocorre. Mas tem esse fato novo, que é o isolamento social e a universidade com atividades administrativas e acadêmicas remotas. Certamente, no período eleitoral, nós continuaremos em isolamento”, avalia o presidente da Comissão Especial que coordena o processo, professor Ernesto Alquati.

A Comissão Especial, neste cenário, tem se reunido e deliberado em reuniões por vídeo. A resolução 007/2020 do Conselho Universitário, que dispõe sobre o processo de consulta, instituiu também uma Comissão Técnica, que será responsável por apresentar à Comissão Especial um sistema de votação online. Formada por integrantes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), do Centro de Ciências Computacionais (C3) e com participação da Secretaria de Comunicação (Secom), a Comissão Técnica já elaborou um primeiro parecer sobre as condições para a votação. Todas as decisões serão tomadas pela Comissão Especial.

“Nós faremos, a exemplo de todas as atividades que acontecem nesse período, uma eleição online, como outras universidades já fizeram nesse ano de 2020. Nosso processo terá as características da FURG. A contagem dos votos, a proporcionalidade, não mudam em relação aos anos anteriores”, explica Alquati.

A proporcionalidade da pesquisa de opinião na FURG, com três segmentos votantes (docentes, técnicos administrativos em educação e discentes) atribui, de modo proporcional, um terço para cada um dos segmentos na pesquisa.

Cronograma da Pesquisa de Opinião

As chapas que desejam participar do processo podem se inscrever nos dias 10 e 11 de setembro.

O período de campanha inicia em 14 de setembro e vai até 7 de outubro, véspera das eleições.

No dia 8 de outubro, das 8h às 20h, será realizada a votação online. Caso nenhuma chapa alcance percentual igual ou superior a 50% dos votos, será realizado um segundo turno da pesquisa no dia 20 de outubro.

Todas as informações sobre o processo de pesquisa estão disponíveis num site criado especificamente para a eleição de 2020, que pode ser acessado aqui.