COVID-19

Comissão de Proteção e Cuidado promove curso de capacitação para terceirizados

Iniciativa é um trabalho em conjunto com a Progep e ocorre em todos os campi da instituição

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Voltada para os trabalhadores terceirizados da FURG e com base no Protocolo e Ações de Prevenção à Covid-19 na Universidade Federal do Rio Grande, o curso de capacitação Covid-19: Ações de Saúde e Segurança no Contexto dos Trabalhadores Terceirizados da FURG foi desenvolvido pela Comissão de Proteção e Cuidado em parceria com Coordenação de Formação Continuada (CFC) e Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e está acontecendo desde o dia 26 de outubro. Construído em módulo único, a iniciativa, realizada em caráter presencial, se compromete com todas as recomendações de segurança, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Protocolo de Segurança e Saúde para Covid-19, prevendo atender 400 profissionais divididos em 20 turmas, até o dia 7 de dezembro.

Com duração máxima de duas horas, o curso foi idealizado na intenção de que cada trabalhador contemplado precise deslocar-se até o campus uma única vez, diminuindo a exposição a ambientes externos. “Seguimos todos os protocolos e cuidados já estabelecidos, como a organização de filas, atenção à higiene tanto dos participantes quanto dos assentos e materiais utilizados no curso, combate à aglomeração com a disposição das cadeiras, utilização de Equipamentos de Proteção Individuais”, explica Camila Estima, coordenadora de Formação Continuada.

A capacitação, no campus Carreiros, já atendeu oito turmas, totalizando 120 trabalhadores terceirizados – uma média de 23 participantes por turma. Conforme o planejamento da Comissão, o curso acontecerá nos campi de Santo Antônio da Patrulha – no dia 26 de novembro -, São Lourenço do Sul – 7 de dezembro -, e Santa Vitória do Palmar – 30 de novembro.

Objetivos da capacitação

Visando instruir da melhor maneira possível o quadro de colaboradores da universidade, a formação tem a intenção de capacitar os trabalhadores terceirizados da FURG para as ações de segurança e saúde, uma vez que estes profissionais, em diversos setores, em função de suas atividades, ainda precisaram manter certo contato com a rotina de trabalho estabelecida antes do isolamento social.

Compondo o conteúdo programático do curso, estabeleceu-se quatro temas que dão base para a formação: covid-19 e o contexto da pandemia na FURG; medidas de higiene pessoal para prevenir a covid-19; medidas de precaução e higiene no contexto dos ambientes de trabalho; e uso correto, limpeza e descarte de máscaras.

Realização e cuidados

Contando com o apoio da Prefeitura Universitária (PU), Editora e Gráfica da FURG (EDGRAF), Cidec-sul e Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) - responsável pela equipe de auxiliares de enfermagem e as ministrantes da capacitação: a dupla de enfermeiras Nidia Martins e Eloisa Rodrigues vinculadas -, a capacitação precisou contar com uma série de normas de saúde e segurança. De acordo com Carmen Dominguez, diretora de Atenção e Saúde da universidade, as ações tomadas para garantir níveis mínimos de riscos foram baseadas em um material divulgado pela Pró-reitoria de infraestrutura (Proinfra) sobre a ocupação dos espaços comuns da FURG, englobando quais cuidados e medidas deveriam ser atentados.

“Baseado nesse material, foi feito um roteiro de ação e passado para a equipe de apoio – composto por enfermeiras da DAS”, explica Carmen. Para acessar o espaço em que ocorre a formação, o profissional convocado deve passar por uma fila, com indicações adesivas no chão para o devido distanciamento; depois, é necessário fazer a aferição de temperatura e checkin “que, em outros momentos, era necessária assinatura. Hoje nós fazemos a conferência de presença para evitar eventual exposição ao vírus”, complementa a diretora. Em seguida, tem-se à disposição um pedilúvio – equipamento em forma de tapete com solução bactericida para a higienização dos sapatos -, álcool gel e cadeiras demarcadas para uso levando em consideração o devido distanciamento recomendado.

“Ao fim da formação, a entrega dos certificados é feita de maneira diferente, com a intenção de diminuir a aglomeração, mantendo o ambiente mais seguro possível”, conclui Carmen.

Planejamento e pioneirismo

De acordo com Camila, esta é a primeira ação deste porte oferecida pela universidade aos seus profissionais. “Foi um evento muito planejado, e planejado com muito cuidado para que as pessoas tivessem o mínimo de risco de contágio possível”, aponta. Ainda segundo a coordenadora, tem-se em andamento o planejamento de outras ações de capacitação, estas voltadas para os servidores, mas que ocorrerão em modalidade diferente e momento oportuno, os quais ainda estão sendo ajustados e decididos.

 

Galería

Iniciativa é um trabalho em conjunto com a Progep e ocorre em todos os campi da instituição

Hiago Reisdoerfer