CUSTO DE VIDA

CIP divulga relatório sobre o custo do cesto básico em Rio Grande em outubro

De acordo com as informações, o custo do cesto fechou 1,45% mais barato do que em setembro

Foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 1º de novembro, o relatório sobre o custo do cesto básico em Rio Grande para o mês de outubro. Dentro das principais constatações apresentadas no documento desenvolvido pelo Centro Integrado de Pesquisa (CIP), do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), está o fato de que o custo do cesto fechou 1,45% mais barato do que o mês anterior, no caso, setembro. O documento, contendo outras informações está disponível para download ao fim desta nota.

Outros dados

Quando posto em relação ao ano de 2019, o relatório traz outro dado curioso. O custo de vida em termos dos produtos mais básicos consumidos pelas famílias, de acordo com o documento, está 2,68% mais caro em Rio Grande. O que mostra uma efetiva inflação nos produtos mais essenciais e mais consumidos pela população, independente de classe ou poderio econômico.

O Cesto Básico é composto por 51 produtos, divididos em alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha. Também fazem parte do cesto o cigarro e a cerveja. Com isso, tem-se a estimativa de que as despesas com o cesto correspondem - em média - a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de um a 21 salários mínimos. Pensando nisso, o relatório adota como metodologia uma abordagem contextual, envolvendo o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente.

É esse fato que explica a presença do cigarro e da cerveja no cesto, por exemplo, uma vez que ambos não configuram itens essenciais para a subsistência, no entanto, a sua presença no estado constata a maneira com a qual as famílias encaram esses itens perante seu consumo, adquirindo, portanto, caráter – generalizado – de necessário, perante suas escolhas de consumo.

Custo do cesto básico em Rio Grande

Quando comparado com os meses anteriores, o custo do cesto básico em Rio Grande, no mês de outubro, voltou a apresentar uma queda em seu valor total. Comparando os dados mais recentes com os números obtidos em setembro, tem-se que este valor total passou de R$792,58 para R$780,54. Em termos percentuais esse custo sofreu uma queda de -1,45%. Os preços do custo do cesto nos últimos meses passa a sinalizar um comportamento de queda, onde se tem duas quedas consecutivas.

Porém, quando comparado seu custo com o começo de 2019, este valor total apresenta um aumento de 4,26%. O resultado mostra que, até outubro, os preços dos produtos mais consumidos pelas famílias em Rio Grande apresentaram uma pressão de mercado, o que veio a refletir no aumento do custo de vida. Outra informação importante é que se nota uma tendência de convergência da variação do Custo do Cesto até setembro com a medida oficial de inflação no Brasil.

Relatório