CENTRO DE CIÊNCIAS COMPUTACIONAIS

Cidec-Sul sedia eventos da Sociedade Brasileira de Computação na próxima semana

SBGames, Sibgrapi e SVR são as atrações entre 6 e 9 de novembro; C3 da FURG está na organização

Três grandes eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) serão sediados pelo Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG neste mês de novembro. O SBGames é o maior evento acadêmico de tecnologia e entretenimento digital da América Latina e será realizado em paralelo às conferências Sibgrapi (de computação gráfica) e SVR (de realidade virtual), dos dias 6 a 9, nos pavilhões do Cidec-Sul, no campus Carreiros. As inscrições podem ser feitas neste link até a data de início das atrações.

Em sua 22ª edição, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) reúne professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal.

Além das seis trilhas científicas com sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas, o SBGames tem outras dez atividades na programação, que incluem apresentação de livros e tutoriais, concurso de teses e dissertações, palestras convidadas, festivais de jogos e de artes, fóruns de ensino e de esportes eletrônicos, e o evento Jogos, Equidade, Diversidade e Inclusão (Jedi).

O Conference on Graphics, Patterns and Images (Sibgrapi) reúne desde a sua criação, em 1988, elementos da computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Computação Gráfica e Processamento de Imagens (Cegrapi) da SBC, trata-se de uma conferência voltada para pesquisadores e profissionais que trabalham com processamento de imagens, gráficos e visão computacional.

O Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR) chega à sua 25ª edição como a principal conferência sobre realidade virtual e aumentada no Brasil. É organizado pelo Grupo de Interesse em Realidade Virtual (CERV) da Sociedade Brasileira de Computação. É realizado a cada ano em uma cidade brasileira, de forma a atingir todas as regiões e possibilitar a participação cada vez maior de pesquisadores, estudantes e profissionais de várias áreas acadêmicas, industriais e comerciais interessados nos avanços e aplicações de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

Segundo o professor Paulo Drews, do C3, a expectativa pela realização dos eventos na universidade é muito grande. "Nossa ideia é também mostrar mais a FURG para o mundo, até porque estamos geograficamente mais isolados do resto do Brasil. Então esses grandes eventos servem também para que todos vejam que a universidade realiza, de fato, um trabalho bastante sério e de qualidade na área da computação", ressalta.

O público-alvo dos três eventos são estudantes de graduação ou já graduados, professores de escola fundamental e profissionais de áreas relacionadas.