DIVERSIDADE

Cidec-Sul é palco de mensagem contra preconceito

11ª Parada Livre teve transmissão pelo canal do YouTube da universidade

Foto: Fernando Halal/Secom

Com o tema "A Parada agora é solidária", a Parada Livre de Rio Grande ganhou um cenário diferente em 2021. Em sua 11ª edição, o evento de domingo, 7, foi centralizado no auditório do Cidec-Sul, no campus Carreiros, e transmitido em uma live pelo canal da FURG no YouTube.

Mesmo sem acesso ao público, em função da pandemia do novo coronavírus, o novo formato virtual soube dar o seu recado de mensagem contra o preconceito. Dezenas de apresentações artístico-culturais e depoimentos gravados foram sendo intercaladas em meio à transmissão, conduzida com descontração pela vereadora Regininha ao longo de quase 8h. O tablado do Cidec também recebeu performers e grupos de religiões de matriz africana, sempre respeitando o distanciamento.

"Fico muito feliz ao ver tantos relatos de parcerias e de atuação conjunta, porque esse é o papel de uma universidade pública", disse o reitor Danilo Giroldo, presente na abertura do evento. "Todos os espaços que servirem à visibilidade LGBT, ao empoderamento, e que levantem a importância do reconhecimento desse tema na sociedade, são de profundo interesse público - e a FURG estará sempre aberta a eles", completou.

O reitor citou recentes ações inclusivas da universidade, como a criação, junto ao Gabinete da Reitoria, da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), que chega com a missão de reduzir injustiças e defender o acesso de grupos minoritários à educação pública. "Essa nova coordenação vai conseguir articular os espaços da universidade que já lidam com questões de opressão e violência, para que façamos um enfrentamento muito mais potente a elas", observou o professor Giroldo.

O vice-reitor, Renato Duro, ressaltou o comprometimento da Extensão da universidade em fazer justiça social. "Este é o espaço da coletividade, onde sempre se pensou na pluralidade", ressaltou o professor no palco do Cidec-Sul.

O ato de abertura ainda contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, e de Fabiula Weickamp, presidenta da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Mulheres de Rio Grande (ALGBT RG), entidade responsável pela realização da Parada Livre.

 

 

Galería

11ª Parada Livre teve transmissão pelo canal do YouTube da universidade

Fernando Halal/Secom