GEOGRAFIA

Ciclo de palestras Quintas Urbanas completa 19 anos com novidades

Nesta 17ª edição, encontros acontecem todas as quintas-feiras de novembro, no auditório do Imef

O Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (NAUC) tem o prazer de anunciar mais uma edição do ciclo de palestras Quintas Urbanas. Em 2024, o evento, que completa 19 anos desde sua primeira edição em 2005, trará algumas novidades: além de ser a 17ª edição, passará a se chamar “Quintas Urbanas e Culturais”, refletindo a mudança no nome do grupo de pesquisa e a ampliação de seu escopo de atuação no campo da Geografia.

O Grupo de Pesquisa Núcleo de Análises Urbanas (NAU) foi fundado na FURG, em 2002, por professores interessados em desenvolver estudos sobre a cidade e o urbano, sem qualquer monopólio temático. Em 2023, o grupo incorporou a Geografia Cultural às suas bases teóricas e metodológicas, passando a se denominar Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (Nauc)). Desde então, o grupo tem promovido diversas pesquisas, oferecendo múltiplos olhares sobre a cidade e o urbano, explorando seus aspectos históricos, geográficos, culturais, artísticos, políticos, econômicos, sociais, antropológicos, ecológicos e psicológicos.

Dando continuidade ao Projeto de Extensão Quintas Urbanas e Culturais, nesta edição serão realizadas quatro palestras, seguidas de espaço para debate. O evento receberá profissionais de diversas áreas ligadas aos estudos urbanos e culturais, que discutirão questões econômicas e industriais que impactam as cidades, além de temas relacionados à cultura material e imaterial do sul do Rio Grande do Sul.

As palestras ocorrerão todas as quintas-feiras de novembro, presencialmente, no auditório do Imef, nas datas de 7, 14, 21 e 28 de novembro. Nesta quinta-feira, 7, o Quintas Urbanas e Culturais recebe o Dr. Josuan Conceição, com a palestra “Território e redes do circuito de produção do arroz beneficiado no e a partir do Rio Grande do Sul”; no dia 14, a palestra “Caminhos Pomeranos: união entre cultura e turismo rural” será apresentada por Rodrigo Seefeldt; no dia 21, a Dra. Ana Paula D’Ávila trará o tema “Trabalho e território: o caso do polo naval do Rio Grande”. Encerrando o ciclo, no dia 28 de novembro, a Dra. Carmem Schiavon abordará o tema “Entre lembranças e esquecimentos: a banalização do conceito de patrimônio cultural imaterial em Rio Grande”.

Essa ação de extensão é uma iniciativa do Nauc/FURG, com apoio e parceria do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Centro Acadêmico de Geografia da FURG, vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG.

As inscrições estão disponíveis no portal Sinsc durante todo o evento e podem ser feitas através deste link. As vagas são limitadas. Para mais informações, acompanhe o Instagram do projeto aqui.

Card