MELHORIA

CGTI investe em nova tecnologia para melhorar a cobertura Wi-Fi da FURG

Solução traz aumento de velocidade, latência reduzida e melhor eficiência energética

Buscando a melhoria constante dos processos de trabalho, mesmo com as limitações orçamentárias enfrentadas nos últimos anos, o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) investiu em uma nova solução para otimizar a conectividade Wi-Fi da FURG. A tecnologia traz mais vantagens em relação ao equipamento atual como aumento na velocidade; maior capacidade de dispositivos conectados simultaneamente; latência reduzida; melhor eficiência energética; e melhor desempenho em ambientes congestionados.

De acordo com o pró-reitor de Inovação e Tecnologia da Informação em exercício, Diogo Paludo de Oliveira, essa é uma demanda frequente da comunidade acadêmica, uma vez que é por meio da rede sem fio que uma série de atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura são desenvolvidas. Nesse sentido, o coordenador de Engenharia de Redes, Pedro Freire Popiolek, acrescenta “As atividades acadêmicas necessitam cada vez mais da disponibilidade de meios de conectividade, por isso, acreditamos que o resultado dos esforços administrativos para suprir essa demanda serão bem aproveitados pela comunidade”.

Sobre a nova tecnologia

Além das vantagens anteriormente mencionadas, a nova tecnologia foi implementada visando a solução de um problema específico, mapeado pela equipe do CGTI: a capacidade de expansão da cobertura institucional de forma segura e com bom custo-benefício. “Com a obsolescência da solução anterior, os custos de atualização e expansão se tornaram inviáveis e com baixo retorno de investimento. Adicionar um ponto de acesso na nova solução custa 10 vezes menos do que na solução anterior”, explicou Diogo.

A tecnologia, que atende pelo nome de 802.11ax, ou Wi-Fi 6, oferece velocidades de conexão mais rápidas em comparação com as gerações anteriores, permitindo transferências de dados mais velozes e melhor experiência de uso da internet. Em função dessa otimização, a rede também é capaz de suportar maior número de dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem comprometer o desempenho. “Isso é especialmente importante em ambientes com muitos dispositivos conectados, como instituições de ensino”, ressaltou Diogo.

Esse melhor desempenho em ambientes congestionados é realizado por meio de recursos de gerenciamento de tráfego e controle de interferência, gerando uma resposta mais rápida aos comandos enviados pelos dispositivos conectados; o que segundo o pró-reitor é particularmente benéfico para aplicativos e serviços em tempo real, como streamings de vídeo, por exemplo.

Outro diferencial da nova tecnologia é a maior autonomia do serviço. De acordo com Diogo, a solução anterior conectava todos os equipamentos de rede wireless em uma controladora física, localizada no campus Carreiros. “O hardware controla todos os equipamentos de rede espalhados pelos campi da FURG; se acontecer qualquer problema com essa controladora, todos os equipamentos conectados param de funcionar. Com a nova solução essa dependência para de existir, garantindo mais autonomia para o serviço e uma melhor qualidade de manutenção”, completou.

O Wi-fi 6 já está em funcionamento na instituição, e foi testado durante os eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizados no Cidec-sul na primeira semana de novembro. Atualmente, os novos equipamentos também estão instalados no Pavilhão 5 do campus Carreiros e em outros prédios administrativos; Unidades Acadêmicas e Administrativas interessadas em adquirir equipamentos compatíveis com a nova solução deverão entrar em contato com o CGTI.

“No total foram adquiridos 220 novos equipamentos, que serão distribuídos ao longo dos próximos meses em prédios que há muito tempo necessitam desses recursos, já mapeados pelo Centro. Essa expansão mais que dobra a cobertura de Wi-Fi nos campi da FURG”, concluiu o pró-reitor.