Saúde

Cenpre comemora 30 anos com seminário multidisciplinar

Programação integra palestras, minicursos e mesas de debate

Foto: Júlia Sassi/Secom

Celebrando 30 anos de atuação em Rio Grande, o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) promoveu o Seminário Multidisciplinar em Dependência Química nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23. A abertura do evento aconteceu no auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. da FURG, e foi seguida pela palestra “Maconha: vamos liberar?”, com o membro titular da Academia Sul-riograndense de Medicina, Sérgio Paula Ramos.

Na abertura oficial do evento, a coordenadora do centro, Ana Baisch, fez um resgate histórico do Cenpre, destacando a atuação da unidade ao longo dos 30 anos. Em sua fala, a docente reforçou o compromisso do centro com a comunidade, principalmente pelo caráter extensionista adquirido em suas atividades. “O Cenpre aproveitou a característica da FURG de interação com a comunidade e realizou projetos voltados à prevenção do uso de drogas. A base do centro foi o grupo do projeto sobre drogas, que trabalhava na comunidade. Hoje ele é um centro de referência regional, sendo local de capacitação para os profissionais. Somos um grupo para acolher pessoas”, disse.  

A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, aproveitou a oportunidade para qualificar o debate em torno das drogas e produtos químicos: “As universidades federais fazem o contrário daquilo se fala comumente. São essas instituições que precisam pesquisar esses produtos químicos para que se possa, de verdade, produzir dados e resultados científicos acerca dessas drogas para que exista um embasamento, assim como o fazemos com diversos outros subprodutos e substâncias químicas no que tangem seus impactos no meio ambiente e para a saúde do ser humano”, apontou.

Participaram da mesa de abertura o diretor do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, professor Daniel Loebmann, a superintendente do HU-FURG/Ebserh, Sandra Brandão, e Edilon Talaier, representando a Secretaria de Município de Saúde.

O evento segue na manhã deste sábado, 23, com a mesa-redonda “Desafios para a formação no campo da Dependência Química”, moderada por Fernando Silva, e composta por Objirajara Rodrigues (Faculdade de Medicina – FURG), Beatriz Franchini (Escola de Enfermagem – Ufpel), e Michele de Oliveira (Escola de Enfermagem – Ufpel). Encerrando a programação, será realizada a mesa-redonda “Caminhos para a prevenção em dependência química”, moderada por Eli Silva, e composta por Cláudia Silva (CVV Rio Grande), Elizabeth Schmidt (FURG) e Daniel Corrêa (Caps AD Rio Grande). 

 

Galería

Cenpre comemora 30 anos de atividades com seminário multidisciplinar

Foto: Júlia Sassi/Secom