RECONHECIMENTO

CCMar é agraciado com medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar

Cerimônia de entrega acontece na próxima semana no Clube do Exército, em Brasília

Foto: Arquivo/Secom

O diretor do complexo de museus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Lauro Barcellos, receberá em Brasília, no próximo dia 29, a condecoração da Ordem do Mérito Judiciário Militar. A medalha será entregue em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar).

"O CCMar é uma instituição que, em 2023, completa 15 anos de funcionamento. Assim, a outorga da condecoração, na circunstância desta efeméride, reitera nossa convicção de estarmos no caminho certo e renova nossas energias no trabalho pela educação humanizadora, emancipatória, crítica e dialógica que busca mitigar mazelas sociais e ambientais, acolhendo milhares de jovens e os preparando para o mundo do trabalho", afirma Barcellos. 

Idealizado por meio de uma parceria entre a FURG e o BNDES, sendo ligado ao Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios da universidade, o CCMar desenvolve estratégias e metodologias de intervenção social junto às áreas menos assistidas da população, promovendo assim a inclusão dos mais carentes. Seus cursos são voltados a estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental das comunidades de Rio Grande e São José do Norte. 

São atendidos, anualmente, 300 alunos em 28 cursos oferecidos a cada semestre, sempre de segunda a sexta-feira.

"Nós, da tripulação CCMar-FURG, sentimo-nos profundamente alegres e honrados por esta deferência realizada por este egrégio Tribunal. Estes momentos simbólicos sintetizam a relevância de nossas ações e reforçam os valores de solidariedade que constituem nossa República e nossa democracia", acrescenta o diretor do CCMar.

A Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) foi criada pelo Superior Tribunal Militar (STM) e destina-se a premiar pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado no desempenho de suas atribuições ou demonstrado excepcional apreço à JMU.