Alerta

Casos de covid-19 aumentam em gestantes com esquema vacinal incompleto

HU-Furg registrou 16 casos positivos em janeiro deste ano

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), registrou, em janeiro de 2022, um número expressivo de gestantes positivas para covid-19. Enquanto que em dezembro de 2020 não foram registrados casos, em janeiro o número chegou a 16. Das gestantes positivas, cinco não foram vacinadas contra a covid-19, cinco tomaram a 1ª dose e seis tomaram duas doses. Nenhuma delas havia tomado a dose de reforço.  

A chefe da Unidade da Saúde da Mulher do HU-Furg, Tânia Fonseca, faz um alerta sobre a importância da vacinação em gestantes. "Notamos que boa parte das gestantes com covid-19 não realizaram o esquema vacinal completo. Algumas acreditam que é contraindicada a vacinação, o que não é verdade. A vacina é extremamente importante para proteger a mãe e o bebê da infecção pelo novo coronavírus e de suas complicações. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e não há exigência de encaminhamento médico para realização da vacina". A médica ginecologista e obstetra, ainda ressalta que a covid-19 está relacionada ao trabalho de parto prematuro, o que pode ocasionar complicações para a mãe ou para o recém-nascido que, por vezes, precisa ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. As gestantes com covid-19 sintomáticas têm risco duas a três vezes maior de nascimento prematuro.   

No HU-Furg, todas as gestantes são testadas para covid-19 antes da internação hospitalar. Com resultado detectável para o novo coronavírus, a mãe é direcionada para um leito de isolamento e recebe todos os cuidados que a doença exige. Ressaltando que parte das gestantes testadas eram assintomáticas e não sabiam que estavam contaminadas. Além das testagens, durante a consulta de pré-natal, realizada para gestantes de alto risco no Hospital, é conferida a situação vacinal da gestante e anotada na "Carteira da Gestante do HU-Furg". Não estando em dia com a vacina, a grávida é encaminhada para a UBS para atualizar a situação vacinal.  

Todas as grávidas podem receber a vacina gratuitamente, em qualquer fase da gravidez, bem como as puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto). As vacinas recomendadas para gestantes e puérperas no Brasil são a Pfizer e a Coronavac. Gestantes adolescentes, a partir de 12 anos, estão incluídas na vacinação e nas doses de reforço.  

Conforme a ONG Prematuridade.com, as grávidas correm mais risco de hospitalização por covid-19 em comparação a mulheres não grávidas, principalmente na segunda metade da gestação. Além disso, o risco de óbito em mulheres grávidas ou em puerpério é 22 vezes maior se comparado a mulheres não infectadas. Por esse motivo, elas foram incluídas no grupo prioritário de vacinação. Ressaltando que as grávidas correm mais riscos quando têm fatores associados à gestação, como hipertensão ou obesidade. 

 Como as gestantes podem se proteger?  

  • - Vacine-se e incentive as pessoas com quem você convive a se vacinarem também. 
  • - Evite ambientes fechados, com presença de pessoas que não residam com você. 
  • - Prefira sempre locais ao ar livre, quando tiver que sair para arejar a cabeça ou fazer as coisas que precisa. 
  • - Ventile bem os ambientes, abrindo todas as janelas. Uma estratégia para forçar a circulação do ar é ligar um ventilador virado para fora da janela. Isso faz com que o - ventilador funcione como exaustor, renovando o ar interno mais rápido. 
  • - Todos devem usar máscaras para sair de casa ou entrar em contato com outras pessoas, em locais com disseminação do vírus. A máscara deve ser bem ajustada ao rosto, e não se pode ficar mexendo nela. Se a máscara ficar úmida, é preciso trocar. Máscaras cirúrgicas descartáveis costumam ser mais eficazes que as de tecido, e precisam ficar justas ao rosto. As máscaras mais eficientes são as do tipo PFF2, PFF3, N95 ou KN95, que podem ser usadas mais de uma vez e por mais tempo.  
  • - Higienize as mãos frequentemente.  

 Saiba mais sobre o tema acessando a "Cartilha Cuidados Frente à Covid-19", publicada pela ONG Prematuridade.com, clique no link: https://bit.ly/3swZXPu.  

Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.