Maio Vermelho

Campanha contra o câncer de boca oferece atendimento gratuito no HU-Furg

A ação será realizada no Ambulatório Central no dia 23 de maio

Foto: Divulgação
A imagem mostra, em plano detalhe, um atendimento bucal.

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu ao Maio Vermelho, projeto que visa o combate ao câncer de boca. Será realizado mutirão de atendimento no dia 23 de maio, das 8h às 17h, no Ambulatório Central do HU-Furg, Rua General Canabarro, s/n. Durante a ação, serão oferecidas orientações, realizados exames de boca e, nos casos necessários, haverá o encaminhamento para biópsia.

 

Para receber atendimento, o paciente deve apresentar um documento de identificação com foto, o cartão do SUS e a Carteirinha do HU (quem já possuir). Pessoas menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou portadoras de deficiência devem estar acompanhadas de um responsável. O atendimento será por ordem de chegada. Todos os procedimentos serão realizados de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS) e prestados por três profissionais do Serviço de Odontologia Hospitalar, ligado à Unidade Cérvico-Facial da Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do HU-Furg.

Os sintomas do Câncer de boca inicial são sutis, sendo comum a doença ser detectada em um estágio mais avançado. O autoexame é muito importante. Caso você perceba algum desses sintomas procure atendimento: ferida que não cicatriza em duas semanas; aumento de volume, sangramento; manchas e/ou úlceras na boca e/ou lábios, entre outros.

Maio Vermelho

31 de maio é o Dia Estadual de Combate contra o Câncer Bucal. Para celebrar a data, as entidades gaúchas: Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (CECO), Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), Faculdade de Odontologia da UFRGS e Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desenvolveram o Projeto Maio Vermelho. Todo o ano, no mês de maio, são realizadas ações de conscientização, de prevenção e de combate ao câncer de boca. A cada edição, mais entidades e municípios se engajam na campanha.